Evento dedicado à fotografia de natureza decorre este fim de semana no Sabugal

O Município do Sabugal vai organizar, no próximo fim de semana, o evento Naturcôa – Imagem, Natureza e Património, que possui “uma forte componente de imagem, fotografia e cinema de natureza e vida selvagem”.

O evento vai decorrer nos dias 13 e 14 de novembro e inclui conferências, ‘workshops’, um ciclo de cinema e um passeio pelo concelho do Sabugal.

“À semelhança de 2019 – após o interregno de 2020 – o Naturcôa pretende manter-se fiel a si próprio e ser mais do que um evento de fotografia de natureza”, refere a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, a iniciativa que tem “a natureza como pano de fundo e a imagem como catalisador” possui “uma forte componente de imagem, fotografia e cinema de natureza e vida selvagem”.

A edição de 2021 destaca-se pela inclusão de quatro oficinas temáticas, a realizar na manhã do dia 13 de novembro, sobre fotografia, valorização dos ecossistemas e iniciação à observação de aves.

Na tarde do mesmo dia vai decorrer, no auditório Municipal do Sabugal, a partir das 14h00, um ciclo de conferências e, à noite, pelas 21h00, tem lugar uma sessão de cinema de história natural.

No segundo dia do evento, 14 de novembro, realiza-se um passeio fotográfico pelo concelho do Sabugal, situado junto da fronteira com Espanha, que inclui pequenas palestras durante o percurso.

Durante a realização do Naturcôa vai estar disponível no Museu Municipal do Sabugal uma exposição fotográfica com alguns dos trabalhos dos oradores que participam na iniciativa.

Segundo o município do Sabugal, o Naturcôa “pretende ser uma bandeira de promoção do património natural/cultural, refletindo na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza”.

“O principal objetivo do Naturcôa é, numa lógica de sustentabilidade ambiental, partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais de um território riquíssimo”, acrescenta.

A autarquia lembra na nota que, “a, cada vez mais, decrescente densidade populacional” do seu território, “acabou por deixar, de forma algo irónica, paisagens culturais de características e beleza singulares”.

“Os campos, antes cultivados, deram lugar a vastas florestas e matos, (re)criando uma biodiversidade de valor diferenciado e inestimável. Ao lado da Malcata, bem no alto da Serra das Mesas, nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal, ambos igualmente ricos e desconhecidos da maioria”, descreve.

Com o evento, a organização também pretende “dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população” e explorar as riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta do território para potenciar o turismo e a sustentabilidade da região.

Pode aceder ao site oficial do evento AQUI.


Conteúdo Recomendado