Evento “12 em Rede — Aldeias em Festa” este fim de semana em Monsanto

Até ao dia 11 de novembro, a Aldeia Histórica de Monsanto recebe a ação “Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada”.

De 9 a 11 de novembro, a Aldeia Histórica de Monsanto recebe mais uma ação do ciclo de eventos 12 em Rede – Aldeias em Festa, intitulada “Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada”.

Durante os três dias, o público terá inúmeras atividades, tais como conferências, workshops, animação de rua, visitas guiadas, seminários e experiências gastronómicas.

A sessão de abertura do evento realiza-se amanhã, dia 9, pelas 17h30, no Pavilhão Multiusos. No final da tarde, pelas 19 horas, decorrerá a apresentação da obra “Uma viagem ao Mundo dos avós de Buenos Aires a Monsanto”, de Ana Maria Toscano, com a presença do Embaixador da Argentina em Portugal, Oscar Moscariello.

No dia seguinte, pelas 09h30, o Pavilhão Multiusos acolhe a Conferência I-Danha Food Lab, com a presença do Secretário de Estado da Ciência da Tecnologia e Ensino Superior.

Para o último dia do evento, destaca-se o concerto Final do Curso de Percussão Tradicional com as Adufeiras de Monsanto, que terá lugar na Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça. 

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Idanha-a-Nova, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Programa

 

Sexta-feira, dia 9 de novembro

10 horas – ATELIER – Local: ESCOLA E.B.1 DE MONSANTO Percussão Tradicional

15:30 – VISITAS TEMÁTICAS – Local: CENTRO DE INTERPRETAÇÃO– POSTO DE TURISMO “Aldeia Histórica! Porquê?” Tour A – Circuito Urbano.

17h30 – SESSÃO DE BOAS VINDAS – Local: EDIFÍCIO MULTIUSOS Conferência de Abertura

18h30 – GASTRONOMIA – Local: CENTRO DE INTERPRETAÇÃO– POSTO DE TURISMO Provas e Degustações Gastronómicas

19 horas– APRESENTAÇÃO DE LIVRO – Local: CENTRO DE INTERPRETAÇÃO– POSTO DE TURISMO Ciclo A Memória do Lugar Apresentação da obra: “Uma Viagem ao Mundo dos Avós: de Buenos Aires a Monsanto”, de Ana Maria Toscano.

19h30 – SHOWCASE – Local: EDIFÍCIO MULTIUSOS Ensemble Med

21h30 – CURSO DE PERCUSSÃO TRADICIONAL – Local: LAGAR Introdução ao Adufe: Técnicas e Ritmos Básicos I

 

Sábado, dia 10 de novembro

 09h30 – CURSO DE PERCUSSÃO TRADICIONAL – Local: LAGAR Introdução ao Adufe: Técnicas e Ritmos Básicos II

09h30 – CONFERÊNCIA – Local: EDIFÍCIO MULTIUSOS I-Danha Food Lab Sessão de abertura.

10 horas – VISITAS TEMÁTICAS Local: CENTRO DE INTERPRETAÇÃO– POSTO DE TURISMO Histórias da Aldeia Entre a Noite e a Madrugada Tour B.

11 horas– MERCADO ARTESANAL Local: CASA DO POVO Provas Gastronómicas e Sessões de Degustação

14h30 – CURSO DE PERCUSSÃO TRADICIONAL – Local: LAGAR Cantigas de Monsanto, com as Adufeiras de Monsanto e Rui Silva

15h30 – VISITAS TEMÁTICAS – Local: CENTRO DE INTERPRETAÇÃO– POSTO DE TURISMO Aldeia Histórica! Porquê? Tour A – Circuito Urbano.

21h30 – CONCERTO – Local: IGREJA MATRIZ Diálogo intercultural no Mediterrâneo Medieval Por Ensemble Med

 

 Domingo, 11 de novembro

09h30 – CURSO DE PERCUSSÃO TRADICIONAL – Local: LAGAR Cantigas de Monsanto Com as Adufeiras de Monsanto e Rui Silva.

15 horas – CONCERTO – Local: CAPELA DE S. PEDRO DE VIR-A-CORÇA Concerto Final do Curso de Percussão Tradicional Adufeiras de Monsanto e participantes no workshop.




Conteúdo Recomendado