Eugénio de Andrade celebrado na sua aldeia natal

https://www.publico.pt/local/noticia/eugenio-de-andrade-celebrado-na-sua-aldeia-natal-1720658

A Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, vai homenagear e divulgar à população local a vida e obra do famoso poeta português que viu nascer.

A aldeia natal de Eugénio de Andrade, Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, vai acolher um espaço interpretativo dedicado à vida e obra do poeta, anunciou a Câmara local.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora da Cultura da Câmara do Fundão, Alcina Cerdeira, destacou a honra que representa para o concelho ter sido o berço de um dos maiores poetas de Portugal e sublinhou que o projecto também pretende homenagear a pessoa e a obra de Eugénio de Andrade.

Este espaço ficará na antiga escola primária da aldeia, que será alvo de obras de requalificação, das quais se destaca a criação da “Sala da Memória”, dedicada à figura de Eugénio de Andrade e onde se poderá revisitar o percurso biográfico e obra literária do poeta com recurso a textos, imagens, objectos e vídeos.

“Pretendemos que seja um espaço dinâmico em que as pessoas possam ficar a conhecer melhor o poeta e possam, por exemplo, pegar num livro e ler livremente”, sublinhou a vereadora.

Além da recepção, onde será possível adquirir algumas lembranças, está igualmente prevista uma área lúdica, dedicada às crianças e aos jovens, que contribuirá para que estes possam começar a estabelecer uma relação com a poesia e o imaginário da obra deste autor.

No espaço exterior será criado um “jardim interpretativo”, que contará com um jogo dedicado às crianças. Será também aí que figurarão algumas réplicas de animais que também se encontram na obra do poeta e que deverão ser concebidas pelos alunos dos agrupamentos de escolas do Fundão.

A autarquia também pretende requalificar e reinterpretar um outro jardim que já existe na aldeia e que é dedicado a Eugénio de Andrade, mas que está degradado.

Está ainda prevista a criação de uma rota pedestre que, ao longo de quatro quilómetros, dará a conhecer as referências e a presença desta aldeia na obra de Eugénio de Andrade.

“Muitos dos locais que farão parte da rota foram fonte inspiradora de Eugénio de Andrade, pelo que colocaremos os respectivos poemas ao longo do percurso. Por exemplo, o poema que fala do balcão estará junto a uma casa antiga que tem um balcão, o poema que fala nas mulheres de preto estará no sítio onde costumam estar sentadas as senhoras vestidas de preto e o poema que fala de rebanhos estará numa zona de rebanhos”, especificou a presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Atalaia.

Susana Salvado destacou ainda o facto de este conjunto de intervenções constituírem a “homenagem que faltava” ao poeta e de serem também uma forma de retribuir a importância que este sempre deu ao seu território de infância.

Os espaços deverão estar prontos já no verão e o investimento global previsto é de cerca de 100 mil euros, verba que será candidatada aos fundos comunitários.

Eugénio de Andrade nasceu em Póvoa da Atalaia, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, a 19 de Janeiro de 1923 e morreu no Porto a 13 de Junho de 2005.


Conteúdo Recomendado