Estudantes de Erasmus discutem modelos de negócio em Figueira de Castelo Rodrigo

Cerca de 50 alunos e professores de Erasmus estão em Figueira de Castelo Rodrigo a participar num projeto de novos modelos de negócio aplicáveis nas regiões do interior, em torno da natureza. O Erasmus Intensive Programme foi iniciado em Aveiro, no dia 22 de março, e termina no dia 5 de abril, em Figueira de […]

Cerca de 50 alunos e professores de Erasmus estão em Figueira de Castelo Rodrigo a participar num projeto de novos modelos de negócio aplicáveis nas regiões do interior, em torno da natureza.
O Erasmus Intensive Programme foi iniciado em Aveiro, no dia 22 de março, e termina no dia 5 de abril, em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda. Participam no projeto cerca de 18 professores e 30 estudantes universitários oriundos de países como Holanda, Bulgária, Croácia, Espanha, Peru, Brasil e Portugal, que estão atualmente em Figueira de Castelo Rodrigo, dado o envolvimento da Associação Transumância e Natureza (ATN) que gere a Reserva Natural da Faia Brava, a única área protegida privada do país. João Quadrado, da direção da ATN, explicou hoje à agência Lusa que aquele projeto é financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Lifelong Learning Programme, que tem como parceiro o projeto Rewilding Europe, e visa a criação de espaços para a conservação da natureza e da vida selvagem na Europa. O Erasmus Intensive Programme pretende impulsionar o debate sobre o abandono dos campos agrícolas, numa perspetiva de criação de oportunidades para ações de conservação da natureza e recuperação da vida selvagem, assinala a ATN, que promove a iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. «O grande objetivo desta presença, deste trabalho, é procurar novas hipóteses, novas oportunidades e novas alternativas, para criar negócios à volta da natureza», justificou. Segundo o responsável, a ideia «é tentar conhecer a região, os desafios, as oportunidades e, no final, dentro dos vários grupos, o objetivo é ter algumas ideias que poderão ser aplicadas nesta região ou em outras». João Quadrado indicou que as propostas finais dos alunos Erasmus poderão ser «aproveitadas e implementadas por qualquer pessoa», porque se pretende «criar uma base teórica de oportunidades de modelo de negócio que possam ser implementadas e ser geradoras de riqueza». Durante o desenvolvimento do projeto, que já passou por Aveiro e por Ciudad Rodrigo (Espanha), os alunos visitam vários pontos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e têm contacto com negócios nos setores do vinho e da transformação e produção de produtos tradicionais. O programa também inclui visitas à Reserva Natural da Faia Brava, à aldeia histórica de Castelo Rodrigo, ao Museu e ao Parque Arqueológico do Vale do Côa, no vizinho município de Vila Nova de Foz Côa.

Conteúdo Recomendado