Estrelacoop qualifica provadores de Queijo Serra da Estrela

Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, no site oficial da Estrelacoop em www.estrelacoop.pt.

Para que cada Queijo Serra da Estrela com Denominação de Origem Protegida (DOP) mereça este rótulo inconfundível revelador da sua identidade e características únicas, há um longo processo que começa na sua cadeia de valor e acaba num painel de provadores qualificados e especializados. Com o objetivo de alargar o número de provadores qualificados para júri do Painel Oficial do Queijo Serra da Estrela DOP, a Estrelacoop, Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL, está a lançar uma formação profissional de provadores especializados, que irá realizar-se em dois momentos – nos dias 17 e 18 de setembro e nos dias 24 e 25 do mesmo mês. A formação integra uma alargada prática de avaliação sensorial, com aferição das características e atributos de queijos Serra da Estrela DOP, designadamente a crosta, a forma e consistência, a textura, a cor da pasta e o sabor e o aroma.

Esta formação presencial com duração de dois dias é aberta a participantes de todo o país e acontece na sede da Estrelacoop em Celorico da Beira. Será realizada pela ALS Portugal, entidade formadora no âmbito da biotecnologia aplicada à segurança alimentar, saúde animal e controlo ambiental.

No final do curso cada participante conseguirá obter a Qualificação para integrar o Painel Oficial de Provadores do Queijo Serra da Estrela DOP, permitindo ao provador garantir que tem conhecimento sobre os elementos distintivos DOP, capacidades ímpares de avaliação sensorial do queijo, bem como de análise da qualidade de produção.

Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, no site oficial da Estrelacoop www.estrelacoop.pt ou diretamente aqui.

A ESTRELACOOP – COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.

Esta entidade desenvolve a sua atividade com incidência no acompanhamento do processo de certificação, é efetuado por um Organismo de Controlo e Certificação, no apoio técnico junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela obtenção da autorização de certificação. A ESTRELACOOP é ainda o “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP.


Conteúdo Recomendado