Estrela Geopark tem sistema interativo de informação turística para visitantes

O Estrela Geopark disponibiliza aos visitantes do território um sistema interativo de informação turística para que possam construir itinerários “de acordo com os seus interesses ou disponibilidade”.

Segundo a Associação Geopark Estrela, que tem sede na Guarda, o Guia de Utilização Interativa Aplicado ao Turismo do Estrela Geopark (GUIA), lançado recentemente, “é um sistema interativo de informação turística e pretende constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização do turismo da Serra da Estrela, enquanto destino turístico e dos seus produtos”.

“A sua utilização permite aos visitantes a construção de itinerários de acordo com os seus interesses ou disponibilidade”, adiantou Emanuel de Castro, coordenador executivo da associação.

De acordo com o responsável, a ferramenta tecnológica “pretende centralizar e uniformizar a informação da oferta turística de todo o território do Estrela Geopark Mundial da UNESCO numa só plataforma, disponibilizando aos visitantes uma ferramenta de planeamento da visita, através de uma plataforma ‘web’ e Aplicação Mobile, promovendo a desmaterialização da comunicação turística, acelerando a transição digital dos suportes de informação e gestão turísticas”, para os nove municípios que integram o Geopark.

“A base de dados que alimenta este sistema (plataforma ‘web’ e ‘App’) tem vertidos todos os recursos passíveis de aproveitamento turístico, os eventos locais de interesse, informação hoteleira, bem como previsões meteorológicas e outras condições ambientais, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva”, acrescenta.

O utilizador tem acesso a todas as informações na base de dados, “podendo construir o itinerário de acordo com os seus interesses, permitindo a exportação para vários formatos ou consulta e edição através da ‘App’, em modo ‘on’ ou ‘offline’”.

O responsável explica numa nota enviada à agência Lusa que o utilizador também pode sugerir novos itinerários, eventos e locais de interesse, “os quais estarão sujeitos à validação por parte da equipa do Estrela Geopark, fomentando uma maior interatividade com o GUIA”.

Emanuel de Castro considera a plataforma como sendo “uma importante porta de entrada” para o território do Estrela Geopark, “permitindo uma maior e melhor comunicação turística, não só em português como também em inglês”.

“Esta ferramenta representa um importante passo para a valorização turística da Serra da Estrela por diversos aspetos, quer pelo esforço de centralização e uniformização de toda a informação sobre a oferta turística e de serviços, até agora dispersos por diferentes canais, que se converterá numa experiência mais completa e de qualidade para o visitante do território, quer pela apresentação da riqueza de recursos e possibilidades que o Estrela Geopark pode oferecer a quem nos visita”, conclui.

A plataforma ‘web’ do GUIA (acessível em https://guia-geoparkestrela.pt/) já está em funcionamento e o lançamento da ‘App’ deve acontecer até ao final do ano.

O sistema, lançado publicamente no dia 27 de setembro, é uma iniciativa do Estrela Geopark Mundial da UNESCO, com financiamento do Turismo de Portugal, através do programa Valorizar, e execução tecnológica da Primelayer.


Conteúdo Recomendado