Estrada da Beira vai ser requalificada no concelho de Oliveira do Hospital

A EN17 vai ver melhoradas as condições de circulação e de segurança no troço que atravessa o concelho de Oliveira do Hospital. A abertura do concurso público foi publicada na passada segunda-feira, 10 de agosto, em Diário da República.

A beneficiação vai incidir no troço a partir do nó do IC6 e até ao limite do concelho de Oliveira do Hospital, na localidade da Póvoa das Quartas, num investimento estimado em três milhões de euros. Depois de adjudicada à empresa que apresente “a proposta economicamente mais vantajosa”, a obra tem um prazo máximo de execução de 270 dias e mínimo de 255 dias.

A publicação em Diário da República da abertura do procedimento concursal acontece duas semanas após a realização de uma marcha lenta naquela via, numa reivindicação conjunta de melhores acessibilidades ao concelho e de colocação de médicos em Oliveira do Hospital.

Em direto para a noticiário das 12 horas de dia 12 agosto, da Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deu conta da sua satisfação por esta decisão que, ainda assim, peca por tardia.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino lembra que a requalificação da EN17 esteve prevista para 2014 não se tendo, contudo, realizado. Diante da abertura de concurso, o autarca confessa-se “satisfeito, mas não feliz”. Do mesmo modo, não tem dúvidas de que este avanço decorre da “grande manifestação” ocorrida no dia 24 de julho em Oliveira do Hospital e que mobilizou centenas de oliveirenses numa marcha lenta, que parou literalmente o trânsito na EN17, entre Oliveira do Hospital e Galizes. Agradece, por isso, aos oliveirenses por se terem unido a si na realização daquela manifestação.

Diante de um IC6 parado no meio do pinhal e que tarda em chegar a Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino mantém-se inconformado. Na Rádio Boa Nova, disse que juntamente com o autarca de Seia vai reunir com o candidato do PS a Primeiro Ministro, António Costa, para que faça incluir a construção destes itinerários complementares no seu programa eleitoral. É que, como assegurou, seja qual for o governo que venha a ser eleito no dia 4 de outubro, Oliveira do Hospital não vai deixar de reivindicar pela construção daquela via.

De acordo com o autarca, em setembro três novos médicos serão colocados no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Um número que José Carlos Alexandrino espera que venha a ser reforçado, mas que no imediato vem resolver alguns problemas que decorrem da falta de médicos no concelho e que, neste momento, fazem com que cerca de 13 mil oliveirenses não tenham direito a médico de família.


Conteúdo Recomendado