Espaço "DaTerra" é inaugurado amanhã no Paço da Cultura da Guarda

Amanhã, dia 24 de julho, a Câmara Municipal da Guarda inaugura no centro da cidade um novo espaço de divulgação e venda de artesanato.

Chama-se “DaTerra” [Guarda – Tradições com futuro] e aposta em três saberes artesanais da região: a Tecelagem, a Cestaria e a Cutelaria. O destaque vai, em especial, para o afamado cobertor de papa, mas numa segunda fase serão outros os produtos a divulgar neste espaço situado no piso térreo do Paço da Cultura, um espaço que é de exposição e divulgação dos produtos, mas que vai apostar também na venda dos mesmos.

O espaço “DaTerra” apresenta o cobertor de papa, os cestos ou as facas e tesouras através de instalações, reinventando os materiais e o seu uso, dando significado ao binómio tradição /modernidade, uma aposta no património cultural desta região do interior. Para tudo isto a autarquia contou com a estreita colaboração dos artesãos do concelho, que participaram ativamente nas instalações apresentadas nas salas do espaço e ainda com a participação da designer Lígia Rezzio e de alunos do Curso de Design de Equipamento, sob a coordenação do professor Sérgio Lemos do Instituto Politécnico da Guarda, para uma nova abordagem aos produtos.

“DaTerra” vai funcionar de terça a sábado das 10 horas às 19 horas.


Conteúdo Recomendado