Escolas de Bragança premiadas pela recolha de duas toneladas de pilhas e óleo

Quase duas toneladas de pilhas e óleo alimentar usado foram recolhidas por crianças das escolas do Nordeste Transmontano num concurso lançado pela empresa Resíduos do Nordeste para incentivar o contributo da comunidade escolar na gestão ambiental.

A empresa responsável pelos resíduos nos 12 concelhos do distrito de Bragança, mais o de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, anunciou hoje os seis vencedores do concurso Gestão Ambiental na Escola, que vão receber bicicletas, PEN para computadores e lanternas como prémios, numa cerimónia marcada para terça-feira.

O Concurso decorreu entre fevereiro e junho e envolveu 12 escolas e 2.428 alunos, cujo esforço se traduziu na recolha de 300 quilogramas de pilhas e 1,4 toneladas de óleo alimentar usado, que terão agora um encaminhamento adequado para valorização, segundo divulgou a empresa.

A escola básica/jardim de infância de Izeda (Bragança) ganhou o primeiro prémio, cabendo o segundo ao jardim de Infância de Sendim (Miranda do Douro) e o terceiro à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Mirandela.

Foram ainda premiados o Nuclisol Jean Piaget de Mirandela, a escola do 1.º Ciclo Dr. Diogo Albino de Sá Vargas, em Bragança, e a escola básica e secundária de Macedo de Cavaleiros.

A cada escola vencedora será concedido um diploma que “simboliza o apreço da Resíduos do Nordeste e distingue o mérito”.

Este concurso tem como principal objetivo reconhecer e distinguir o contributo da comunidade Escolar na gestão ambiental da Escola, trabalhos e iniciativas das próprias escolas e ainda a participação em projetos de índole ambiental promovidos por entidades públicas ou privadas.

A Resíduos do Nordeste adiantou ainda que, nesta edição, “verificou-se que, apesar de, esta atividade ser dirigida à comunidade escolar, as famílias estão cada vez mais empenhadas em participar (…) de forma a obterem melhores resultados”.


Conteúdo Recomendado