Escola de queijeiros da região Centro lançada hoje

Integrada no projeto ‘Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro’, a iniciativa arranca hoje, em Castelo Branco.

A sessão de Abertura da Escola de Queijeiros decorre hoje, dia 26, no auditório Virgílio Pinto de Andrade, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. A iniciativa que começa às 11 horas, conta com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o vogal executivo da comissão diretiva do Programa Operacional Centro 2020, Jorge Brandão, entre outras entidades.


Recorde-se que a escola de queijeiros vai abrir em Viseu e Castelo Branco conforme o Beira.pt já tinha noticiado. Trata-se de uma iniciativa da Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro direcionada especificamente para a produção de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP).


“O objetivo é o de capacitar empreendedores para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com DOP nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal (Penela)”, refere a associação, em comunicado.


Integrada no projeto ‘Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro’, a iniciativa arranca hoje, dia 26 de outubro, embora o período de candidaturas tenha terminado no dia 02 de outubro.


Com 20 vagas disponíveis e uma carga horária de 80 horas, 40 das quais destinadas à componente teórica, o curso que decorrerá na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e Viseu, em horário laboral.


As 40 horas restantes estão destinadas à componente prática a realizar em queijarias da região Centro com fabrico de queijo com DOP.


“Uma ação formativa nestes moldes e direcionada especificamente para a produção de queijo com DOP é, sem dúvida, uma ação pioneira em Portugal”, salienta a Inovcluster, que envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional.


No consórcio, estão inseridos os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras da ação.


Segundo a presidente da Inovcluster, Cláudia Domingues Soares, trata-se de “uma aposta na qualidade e na excelência, posicionando a Região Centro no incremento da produção e valorização do queijo com DOP”.


O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Pode assistir à sessão em direto: AQUI.


Conteúdo Recomendado