Escola Básica de Bonfim na Guarda recebe Taça da Fruta de Portugal

A turma C13 da Escola Básica de Bonfim aceitou o desafio e apresentou um trabalho criativo inspirado nas frutas DOP e IGP de Portugal.

Várias escolas do 1º Ciclo aventuraram-se na “Volta a Portugal em Fruta” com o Centro de Frutologia Compal. Após votação, as escolas vencedoras desta volta foram a Escola Básica de 1ºCiclo de Moncarapacho, em Olhão, sendo a 1º classificada, a Escola Básica de Bonfim, na Guarda, obteve a 2º classificação, e a Escola Básica Ana de Castro Osório, em Mangualde, foi a 3ª classificada.

O Centro de Frutologia Compal lançou a iniciativa “Volta a Portugal em Fruta” com o objetivo de valorizar as frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e reforçar a importância da inclusão da fruta no âmbito de uma alimentação saudável.

Com esta iniciativa, 68 escolas do 1º Ciclo e mais de três mil crianças receberam o Mapas das Frutas de Portugal, onde estão representadas estas frutas e as suas regiões.

Inspirados pela Volta a Portugal em Bicicleta, os alunos da turma da turma C13 da Escola Básica de Bonfim, na cidade da Guarda, contaram a história da Laranja portuguesa, considerando-a a grande rainha nacional das frutas.

A iniciativa “Volta a Portugal em Fruta” é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didáticos às escolas do ensino básico de 23 concelhos das regiões demarcadas com fruta DOP e IGP em Portugal.

O mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

Para ver os trabalhos das turmas das várias regiões de Portugal, aqui.

 


Conteúdo Recomendado