Escavações revelam porta sul de Idanha-a-Velha

Esta descoberta ocorre depois de D. Fernando de Almeida, há cerca de 50 anos, ter identificado a Porta Norte da antiga cidade.

A equipa de arqueólogos que há um ano está a trabalhar em Idanha-a-Velha descobriu aquela que é a Porta Sul da antiga cidade romana de Igaedis, designada de Egitânea em época alto-medieval, a principal cidade da atual Beira Interior durante cerca de mil anos.

Esta descoberta ocorre depois de D. Fernando de Almeida, há cerca de 50 anos, ter identificado a Porta Norte da antiga cidade, sendo a já conhecida e até agora designada “porta sul” uma obra posterior, talvez do tempo dos Templários.

A descoberta aconteceu durante os trabalhos de escavação e limpeza de um troço de muralha encontrado a cerca de 300 metros da Sé Catedral daquela que é na atualidade uma pequena aldeia com cerca de 50 habitantes, mas que foi uma das principais cidades romana e suevo-visigótica do atual território português. “A descoberta daquilo que poderemos agora designar como Porta Sul da cidade pode mudar a forma como olhamos para este local. Esta será, provavelmente, com as necessárias reservas, a porta mais antiga e mais monumental da cidade”, explica Pedro Carvalho, coordenador científico do projeto.


Conteúdo Recomendado