Escape Livre organiza 10º Raid do Bucho e Outros Sabores

O passeio que conta com o Dacia Duster 4×4 como viatura oficial é aberto a todas as marcas e modelos 4×4, com novos trilhos e novas visitas.

De 22 a 24 de março, o Clube Escape Livre volta a organizar o 10º Raid do Bucho e Outros Sabores, um passeio que privilegia sempre o distrito da Guarda, culminando na aldeia de Freineda, onde o bucho é o protagonista da festa tradicional.

No primeiro dia do evento, a partir do Hotel Vanguarda, situado na cidade da Guarda, os participantes vão ter oportunidade de rumar à aldeia de Ramela, no concelho da Guarda, para provar o Azeite do Vale da Teixeira e visitar o lagar local.

No sábado, dia 23 de março, os trilhos conduzem à Aldeia Histórica de Castelo Mendo e aldeia de Castelo Bom, a primeira delas com direito a visita pelas antigas e estreitas ruelas, refere fonte da organização. Nos quilómetros finais da manhã segue-se para S. Pedro do Rio Seco, terra do ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço, onde irá decorrer o almoço e concurso do Bucho Raiano. A tarde será passada em Almeida, com animação a cargo do GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, prosseguindo por fora de estrada até à Guarda, onde decorrerá o jantar com entrega de troféus SPAL.

No domingo, a aldeia de Freineda acolhe a tradicional cerimónia evocativa das guerras peninsulares, homenagem ao Duque de Wellington e ordem unida, com os habituais disparos de pólvora e trajes a rigor, novamente pelo GRHMA.

A Festa do Bucho terá lugar no Largo de Santa Eufêmia, acolhendo diversas tasquinhas de produtos típicos, artesanato, música e animação.


Conteúdo Recomendado