Escape Livre, Marinha do Tejo e Toyota vão “Dar Neve a Lisboa”

Arranca hoje, dia 4 de agosto, a expedição do Clube Escape Livre, em parceria com a Marinha do Tejo e a Toyota, que vai “Dar Neve a Lisboa”.

Esta ideia original do Prof. Carvalho Rodrigues, que também acompanha a caravana, recria a uma tradição histórica com 400 anos, em que os Reis de Portugal mandavam trazer neve da Serra da Estrela até Lisboa para, nos meses quentes, a corte tomar bebidas frescas e gelados.

Em 2020, na apresentação do projeto, o mentor da ideia, Carvalho Rodrigues, lembrou que outrora a neve era “cortada” na Serra da Estrela e era “posta nas geleiras”, que eram “poços” ou “buracos onde não bate o sol”, e depois transportada para a capital.

A neve seguia em burros e cavalos até Vila Velha de Ródão e a partir dali era transportada de barco para Lisboa.

Segundo o cientista, a tradição começou em 1614, quando, todos os anos, diariamente, entre o primeiro dia de maio e o último de setembro, tinham se ser transportados para Lisboa “entre 450 a 600 quilos de neve” por dia, “para sua majestade tomar neve”, que era “derreter a neve e beber a água fresca, porque não havia máquinas de gelo”.

Da comitiva, além do Prof. Carvalho Rodrigues, fazem parte o historiador Joel Cleto, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e ainda vários jornalistas.

A expedição, a bordo de seis 4×4 Toyota, parte quinta-feira, dia 5, do Vila Galé Manteigas até ao Covão da Ametade, onde será recolhida a neve para trazer para Lisboa em duas Toyota Hilux Invincible.

Daí, a caravana segue pelos antigos trilhos da serra até Constância e depois até à Moita com paragem, para retemperar forças, na histórica Casa Cadaval, datada de 1648, época em que o transporte de neve para Lisboa já acontecia.

No dia 6 de agosto, a neve embarcará nos barcos da Marinha do Tejo, nomeadamente na embarcação “O Boa Viagem” da Câmara Municipal da Moita, com destino final ao Cais das Colunas, no Terreiro do Paço em Lisboa onde, pelas 14h00, a expedição chegará com toda a pompa e circunstância, acompanhada de uma fanfarra à época.

Aí, será recebida nos antigos armazéns de neve do Martinho da Arcada (conhecido na época como Martinho das Neves), onde toda a comitiva e convidados poderão tomar bebidas frescas com a neve da serra da Estrela, sendo também recebida no Ministério da Coesão Territorial pela Sra. Ministra e depois recebida na Câmara Municipal de Lisboa, onde terminará esta expedição histórica.

Máquina de Sorvetes (DR)

PROGRAMA

Quarta-feira | 4 de agosto

20h – apresentação do projeto pelo Prof. Carvalho Rodrigues no Hotel Vila Galé Manteigas.

Quinta-feira | 5 de agosto

8h00 – Recolha de “neve” e viagem pelos trilhos antigos até à Moita.
13h15 – Almoço no Leopoldina Tavernas, em Constância, junto ao Tejo.
17h – Casa Cadaval – prova de vinhos
20h30 – Jantar com a Marinha do Tejo no Clube Náutico da Moita e Alojamento no Resort Praia do Sal em Alcochete.

Sexta-feira | 6 de agosto

10h30 – Chegada ao cais da Moita.
12h – Travessia de barco até ao Cais das Colunas, em Lisboa.
14h30 – Entrega da “neve” aos representantes do país.
15h – Degustação da “neve” no Martinho da Arcada.


Conteúdo Recomendado