Equipa da UBI na sexta posição da Eco Maratona Shell

O veículo desenvolvido pelos alunos do mestrado integrado em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI) percorreu 519 km com apenas 1 kWh de energia, sendo a participação na prova a melhor de sempre das equipas do departamento de Ciências Aeroespaciais.

A equipa Aero@UBI alcançou o sexto lugar na Eco Maratona Shell deste ano, em Londres, na categoria “Protótipos” (classe dos elétricos a bateria), na qual competiram 36 concorrentes de todo o mundo.

O veículo desenvolvido pelos alunos do mestrado integrado em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI) percorreu 519 km com apenas 1 kWh de energia, tendo suplantado os 500/1kWh que tinha estabelecido como objetivo.

A formação da UBI ficou muito perto do quinto classificado, que alcançou 535 km/kWh.
A participação na prova, que decorreu no último fim de semana, é a melhor de sempre das equipas do departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA), que, em 2017, já tinha ficado na 11.ª posição.

Miguel Silvestre, docente e presidente do DCA, que é também responsável pelo projeto, salienta que a Aero@UBI tem ainda o mérito de ter desenhado e construído integralmente o motor do veículo, ao contrário das equipas classificadas nos lugares acima”.

A posição obtida deu direito “a menção honrosa, um prémio financeiro de 400 euros e o acesso garantido à edição de 2019 da Eco Maratona Shell”, acrescenta.

No próximo ano a Aero@UBI terá a sua quinta participação, depois da estreia em 2014, que marcou o desenvolvimento do motor elétrico, que passou nas inspeções técnicas e de segurança; em 2015, foi alcançado o 19.º lugar, com 331 km/kWh.

Em 2017, classificou-se em 11.º lugar, com 372km/kWh, uma subida que resultou da apresentação de um novo veículo, aproveitando ao máximo o anterior.

A equipa deste ano foi constituída por 20 elementos do mestrado integrado em Engenharia Aeronáutica, de vários anos.

Docente Responsável
Miguel Silvestre

Team Manager
Jorge Rebelo (1º Ano, do 3º Ciclo/Doutoramento)

Drivers
Joana Brito (Driver), 5º ano
Mariana Ferreira (Reserve Driver), 2º ano

Team Members
Luís Oliveira, 5º ano
Daniel Carvalhais, 4º ano
Kateryna Shvydyuk, 2º ano
Mariana Lousada, 2º ano
Rafael Domingues, 2º ano
Filipe Silva, 3º ano
João Cleto, 3º ano
Rúben Meireles, 3º ano
Ricardo Palmeira, 3º ano
Júlia Viveiros, 3º ano
Hélder Martins, 3º ano
Nuno Sousa, 3º ano
Edson Leite, 3º ano
Marcos Pereira, 3º ano
Nuno Quental, 3º ano
Daniel Martins, 3º ano
Diogo Marto, 3º ano


Conteúdo Recomendado