Episódios da vida medieval recriados na aldeia histórica de Sortelha

A aldeia histórica de Sortelha, recebe entre sexta-feira e domingo a quinta edição do evento “Muralhas com História”, que vai recriar episódios da vida medieval, foi hoje anunciado.

A iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal, realizada sob a temática “Autos da Muy Fermosa Sortelha”, inclui um mercado de época, tabernas de repasto, música e animação de rua, jogos medievais e teatralizações contínuas, entre outras atividades.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo, o evento de animação procura recuperar e dar a conhecer histórias da Idade Média, assumindo-se como “uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão”.

A organização assinala ainda que a iniciativa permite “aproveitar o património” da aldeia histórica de Sortelha, “dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade”.

“Muralhas Com História” tem também como objetivo atrair visitantes e dinamizar a economia do concelho do Sabugal.

Este ano, a Câmara Municipal do Sabugal convida o público a fazer uma “viagem ao quotidiano medieval, numa narrativa (in)visível”.

A edição de 2015 “centra-se na descoberta do homem medieval, através da literatura, procurando dar a conhecer o quotidiano da Idade Média, numa perspetiva menos assombrada pelas trevas, mas através da sátira e dos autos de Gil Vicente”, é explicado.

Durante o evento, os visitantes serão elucidados sobre “os vários episódios da vida medieval antes do Renascimento”, adianta a fonte.

“A viagem ao quotidiano medieval que nos propomos revisitar será complementada com mercado de época, tabernas, ofícios ao vivo, teatralizações contínuas, música ao vivo e espetáculos surpreendentes”, acrescenta.

Para facilitar a mobilidade dos visitantes, a Câmara Municipal do Sabugal vai disponibilizar transporte gratuito, em autocarro, entre a cidade do Sabugal e a aldeia de Sortelha.

O evento “Muralhas com História” vai decorrer na sexta-feira das 18 horas às 00h00, no sábado das 12 horas às 00h00 e no domingo das 12 horas às 22h30.


Conteúdo Recomendado