Ensemble italiano MDI apresenta-se no Teatro Municipal da Guarda

Aclamado internacionalmente, o ensemble italiano mdi apresenta na próxima quinta-feira, pelas 21h30, no um programa único no contexto do XIII Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda.

Este programa centra-se na figura de Helmut Lachenmann, um dos compositores mais influentes dos últimos sessenta anos, cuja música combina o uso revolucionário dos instrumentos com a integração do ruído como elemento musical. Para além de Lachenmann, será possível ouvir também música do compositor italiano Girogio Netti que, partindo da influência do compositor alemão, desenvolveu uma linguagem muito própria e original. Também a música de Salvatore Sciarrino estará patente que, com um percurso muito próprio e sem nenhuma influência assumida, explora elementos delicados no limite do silêncio e acaba por ter também muito a ver com a abordagem de Lachenmann.

Paolo Casiraghi (clarinete), Lorenzo Gentili-Tedeschi (violino), Paolo Fumagalli (viola d’arco), Giorgio Casati (violoncelo) e Luca Leracitano (piano) compõem o ensemble.

Após o concerto será exibido, no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda, um documentário sobre o compositor Helmut Lachenmann.

O concerto que terá lugar na Caixa de Palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda já tem disponíveis bilhetes que podem ser adquiridos aqui.

 

 


Conteúdo Recomendado