ENERAREA integra projeto GEFRECON

A ENERAREA – Agência de Energia e Ambiente do Interior é uma das promotoras no projeto GEFRECON que visa desenvolver ações inovadoras que minimizem o risco de incêndios florestais.

A GEFRECON, um novo projeto europeu, dentro do programa POCTEP, onde a ENERAREA – Agência de Energia e Ambiente do Interior é uma das entidades promotoras, pretende desenvolver ações inovadoras que minimizem o risco de incêndios florestais.

De acordo com José Manuel Custodia Biscaia, secretário geral da Associação de Municípios da Cova da Beira, este projeto tem como principal objetivo “reduzir o risco de incêndios através de trabalho florestal, inovador, conjunto, e onde se pretende a mobilização da população em geral, empresas e atores no território através da consciencialização, informação e treino”.

O objetivo desta atividade é promover a gestão conjunta de recursos florestais locais, bem como equipamentos de uso compartilhado que permitam avaliar de forma sustentável a biomassa florestal e prevenir a aparição e propagação de incêndios no contexto do Espaço POCTEP, bem como reduzir sua capacidade destrutiva, esclarece fonte da ENERAREA.

A implementação cartográfica da análise de oferta e a procura de biomassa na área do projeto são as duas grandes ações a serem realizadas. Assim, a ENERAREA responsabiliza-se pela promoção e agrupamento de proprietários florestais para realizar planos e ações conjuntos, e o desenvolvimento de modelos de gestão compartilhada de máquinas e logística.

O consórcio é formado por parceiros nacionais como a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, e  entidades de Espanha, tais como Diputacion de Ávila, Montes de las Navas SA, Fundação Instituto de Tecnologia da Galícia (ITG), Entidade Regional de Energia Pública de Castela e León (EREN) e a Diputación de A Coruña.


Conteúdo Recomendado