XII Festival da Castanha hoje e amanhã em Prados (Celorico da Beira)

O Encontro Micológico dos Amicos Silvestris realiza-se hoje, dia 2, nas aldeias de Prados e Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira.

Organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e pela Junta de Freguesia de Prados, a décima segunda edição do Festival da Castanha inclui animação musical, gastronomia, jogos e um Mercadinho de produtos locais. Segundo a organização, o evento pretende “promover a castanha, bem como outras iguarias outonais de sabores inigualáveis, provenientes desta aldeia de montanha, a mais alta do concelho e a maior produtora de castanha”.

Inserido no programa do XII Festival da Castanha, este sábado, dia 2 de novembro, a aldeia histórica de Linhares da Beira e a aldeia de Prados, no concelho de Celorico da Beira, acolhem o Encontro Micológico dos Amicos Silvestris.

Segundo fonte da organização, esta iniciativa permite conhecer as várias espécies de cogumelos silvestres que existem num dos habitats micológicos mais ricos do concelho de Celorico da Beira.

O Encontro inicia às 09 horas, no hotel do Inatel de Linhares da Beira, onde haverá uma degustação de produtos locais, seguindo-se uma visita guiada à aldeia histórica de Linhares. Pelas 11 horas, especialistas discutem temas relacionados com a área da micologia.

Durante a tarde, realiza-se um passeio micológico nos Soutos de Prados e um Magusto tradicional com animação do Grupo de Concertinas “Os Foligaitos”.

No domingo (3 de novembro), o certame inicia às 08h45 com uma caminhada pela Rota dos Soutos e prossegue com uma feira de produtos locais, animação de rua ambulante e jogos tradicionais. À tarde realiza-se o magusto e será animado pelo Grupo de Cantares Melodias da Serra, o Rancho Folclórico de Souropires e pelo grupo de Concertinas de Gouveia.


Conteúdo Recomendado