Encerramento das Conferências da Estrela na Guarda

Na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, pelas 21h30, o Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda acolhe a conferência subordinada ao tema “Geoparques: novas estratégias do século XXI”.

Durante os últimos 8 meses, a Associação Geopark Estrela realizou 8 conferências em 8 municípios diferentes, onde foram discutimos as principais temáticas relacionadas com o Aspiring Geopark Estrela e a própria Serra da Estrela. Do turismo ao despovoamento, passando pelo empreendedorismo, foi analisada esta geografia no sentido de identificar problemas e apontar soluções aos temas em destaque.

O encerramento destas conferências (a nona), com entrada livre, contará com as intervenções da Coordenadora do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, Dr.ª Elizabeth Silva, do Presidente do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO – IGCP – Prof. Doutor Artur Sá, do Coordenador Executivo da Associação Geopark Estrela, Prof. Emanuel de Castro e do responsável de Design e Comunicação da mesma associação, Dr. Filipe do Patrocínio.

Estas Conferências são espaços de debate abertos à Comunidade e que, no caso da 9ª Conferência da Estrela, permitirá clarificar temas fundamentais ligados a esta candidatura como: o conceito de Geopark Mundial da UNESCO, as premissas para uma candidatura a este programa da UNESCO assim como, as vantagens que advirão para este território.

A AGE tem como missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território Geopark Estrela.


Conteúdo Recomendado