Encenação da Paixão e Morte de Jesus em Pinhel

“Com uma forte participação da comunidade, a encenação da Via-Sacra é um dos eventos de cariz religioso que atrai cada vez mais gente a Pinhel”, refere a autarquia.

No próximo dia 30 de março, Sexta-Feira Santa, pelas 21 horas, a cidade de Pinhel vai voltar a ser palco de uma grande manifestação artística de fé através da encenação da Paixão e Morte de Jesus.

A iniciativa tem início no Largo dos Combatentes e termina junto ao Castelo, resultando de uma parceria que a Paróquia e o Município de Pinhel têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, afirmando-se já como um marco na comunidade pinhelense na medida em que é considerada por muitos como um dos eventos artísticos e religiosos mais relevantes do concelho.

Assim, ao promover esta recriação, pretende-se levar os participantes a meditar sobre os principais mistérios da fé cristã, os passos de Jesus Cristo, com a cruz aos ombros, a caminho da sua Morte e Ressurreição, um percurso marcado pela dor e pelo sofrimento, mas também pela fé e pela esperança.

Este ano com o tema “A nossa e a Tua cruz”, a Direção Artística propõe que a reflexão se centre na dificuldade que cada um possui em transportar a sua cruz, em carregar o peso das suas dores, problemas, fragilidades e dificuldades, para, em confronto com a cruz de Jesus, poder encontrar um sentido a todo esse peso.

É este o mote da encenação que percorrerá algumas ruas e espaços emblemáticos da cidade de Pinhel, na noite de 30 de março (Sexta-Feira Santa), apoiada por som e iluminação profissionais, alguns músicos e artistas do concelho, com especial destaque este ano para os grupos de “encomendação das almas” oriundos do concelho, mais concretamente das localidades de Azêvo, Souropires e Santa Eufêmea, contando também com um grande número de atores amadores e a participação de várias instituições da comunidade pinhelense.

Além da comunidade concelhia, a organização espera um elevado número de visitantes para, à semelhança de anos anteriores, assistirem a esta emotiva e grandiosa representação de Fé, Tradição e Cultura.


Conteúdo Recomendado