Encenação da “Paixão de Jesus segundo S. Lucas” em Vilar Maior

A “Paixão de Jesus segundo S. Lucas” é a proposta da Unidade Pastoral do Planalto do Côa, para a noite de sexta-feira Santa, 29 de março, em Vilar Maior, concelho do Sabugal. A “Paixão de Jesus segundo S. Lucas” (encenação ao vivo da Vida de Jesus: entrada triunfal em Jerusalém, última Ceia, paixão e morte […]

A “Paixão de Jesus segundo S. Lucas” é a proposta da Unidade Pastoral do Planalto do Côa, para a noite de sexta-feira Santa, 29 de março, em Vilar Maior, concelho do Sabugal.
A “Paixão de Jesus segundo S. Lucas” (encenação ao vivo da Vida de Jesus: entrada triunfal em Jerusalém, última Ceia, paixão e morte na cruz) é a proposta da Unidade Pastoral do Planalto do Côa, para a noite de Sexta-feira Santa, 29 de março, em Vilar Maior, concelho do Sabugal. «A iniciativa ajudar-nos-á a preparar e a viver melhor o maior acontecimento da nossa fé: o Mistério Pascal de Cristo» explica o padre Hélder Lopes, principal impulsionador e coordenador da iniciativa. Acrescenta que a encenação «servirá também para conhecer ou recordar o rico património histórico, cultural e religioso desta terra plantada entre o Côa e o Cesarão». Na encenação, o Padre Hélder Lopes conta com o apoio técnico de António Cunha e Manuel Leitão, com a colaboração do grupo “Couros de Cabra” de Badamalos, e “Guardiões da Lua” de Quarta Feira, com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e o patrocínio das Confecções Torre (Colmeal da Torre). Invocando os aspectos históricos e patrimoniais de Vilar Maior para contextualizar a encenação, o Padre Hélder Lopes vai mais longe e explica que «neste momento, não recordamos apenas as realidades exteriores. Recordar apenas pedras ou terras é esquecer o que de mais importante constitui a verdadeira identidade de um povo: as pessoas, as suas gentes». E acrescenta: «Neste momento, o que nós, efectivamente, recordamos são as gentes desta terra: os que aqui nasceram, viveram e morreram; os que aqui têm as suas raízes ancestrais; os que aqui têm a sua identidade; os que ainda aqui vivem; os que têm Vilar Maior no coração e no sangue». A encenação da “Paixão de Jesus segundo S. Lucas” é organizada pela Unidade Pastoral do Planalto do Côa (paróquias de Badamalos, Bismula, Rapoula do Côa, Ruivós, Ruvina, Vale das Éguas e Vilar Maior), Paróquia de S. Pedro de Vilar Maior e Junta de Freguesia de Vilar Maior.

Conteúdo Recomendado