Empresários da Extremadura à descoberta de oportunidades de negócio no Geopark Naturtejo

Numa iniciativa da Diputación de Cáceres, 35 empresários e técnicos da região da Extremadura fizeram uma visita pelo território do Geopark Naturtejo.

Numa iniciativa da Diputación de Cáceres no âmbito do Projeto transfronteiriço REDTI, 35 empresários e técnicos da região da Extremadura fizeram uma visita de dois dias pelo território do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO.

Esta visita foi articulada juntamento com os municípios que compõem o geoparque com o objetivo de promover a interação entre empresários espanhóis e locais para potenciar a atividade turística entre as duas regiões vizinhas e a descoberta dos recursos turísticos do território do Geopark Naturtejo.

A viagem teve início no Monumento Natural das Portas de Ródão, onde esteve presente a vereadora Ana Luísa Marques do Município de Vila Velha de Ródão, tendo sido proporcionado ao grupo espanhol um passeio de barco através das Portas de Ródão.

O empresário Vasco Fernandes apresentou a estratégia de marca territorial “Terras de Oiro” e a promoção dos produtos locais. João Lobo, Presidente do Município de Proença-a-Nova, recebeu o grupo no Hotel das Amoras conjuntamente com 15 empresários locais. Ao início da tarde o grupo visitou o Centro Ciência Viva da Floresta, um espaço diferenciador no contexto regional português e espanhol, como refere uma nota da Naturtejo.

No final do primeiro dia, a comitiva ligada ao sector turístico da Extremadura visitou o concelho de Oleiros e as suas mais recentes unidades hoteleiras. O Presidente deste Município, Fernando Marques Jorge, e o membro do Conselho de Administração da Naturtejo e vereador Paulo Brás receberam o grupo conjuntamente com 20 empresários locais, onde não faltaram stands de demonstração de produtos locais dados a provar.

No segundo dia, o grupo visitou Penamacor onde o Presidente António Beites apresentou a estratégia de sustentabilidade turística para o seu concelho, seguida de uma degustação de sabores locais.

Em Monsanto, o grupo foi recebido por uma comitiva de empresários locais e pelo Presidente do Município de Idanha-a-Nova e responsável pelo Geopark Naturtejo -Geoparque Mundial da UNESCO, Armindo Jacinto, que discutiu as oportunidades de fomento do turismo sustentável na região transfronteiriça com enormes benefícios para os empreendedores e para as comunidades locais, como explica a Naturtejo.

Depois desta primeira experiência de interacção empresarial bem-sucedida irá ser preparada pela Naturtejo uma réplica regional desta visita, proporcionando já no primeiro trimestre do ano que vem a visita de uma delegação de empresários locais que queiram expandir os seus negócios para a Extremadura, conclui a organização.

 


Conteúdo Recomendado