Programa Capitalizar vai ter 1600 milhões de euros para Micro e Pequenas Empresas

Cinco novas linhas de crédito do Programa Capitalizar acabam de ser lançadas pelo Ministério da Economia com o objetivo de apoiar investimentos de longo prazo e criar condições mais vantajosas de financiamento para Micro e Pequenas Empresas, no montante global de 1600 milhões de euros.

Integrada no Programa Capitalizar, a Linha de Crédito Capitalizar com 1600 milhões de euros geridos pela PME Investimentos em articulação com o Sistema Nacional de Garantia Mútua, visa apoiar investimentos de longo prazo, criar condições mais vantajosas de financiamento para micro e pequenas empresas, alavancar a oferta de soluções de financiamento para investimentos em projetos com fundos da União Europeia, ampliar a oferta de operações de Fundo de Maneio, e alargar o acesso a plafonds de crédito a todas as empresas.
O financiamento das cinco linhas de crédito será distribuído da seguinte forma:

Linha ‘Investimento Projetos 2020’
– Dotação: 300 milhões de euros.
– Objetivo: alargar a oferta de crédito bancário para financiamento de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, com enfoque em despesas elegíveis e outros segmentos de mercado em que a Linha de Crédito e Garantias IFD 2016-2020 possa vir a revelar-se insuficiente.

Linha ‘Micro e Pequenas Empresas’
– Dotação: 400 milhões de euros.
– Objetivo: potenciar o acesso a financiamento para investimentos em ativos e reforço de capitais para micro e pequenas empresas.

Linha ‘Fundo de Maneio
– Dotação: 700 milhões de euros.
– Objetivo: financiar necessidades de fundo de maneio das empresas com financiamentos de médio prazo, em alternativa ao crédito de curto prazo e assim contribuir para uma maior estabilidade dos recursos financeiros ao seu dispor

Linha ‘Plafond de Tesouraria’
– Dotação: 100 milhões de euros.
– Objetivo: alargar a oferta de crédito em sistema de revolving, conferindo uma maior flexibilidade à gestão corrente de tesouraria.

Linha ‘Investimento Geral’
– Dotação: 100 milhões de euros.
– Objetivo: financiar investimentos em ativos com elevado prazo de recuperação.

Com montantes de financiamento por empresa entre 25 mil e 2 milhões de euros e com prazos entre 3 a 10 anos, a Linha de Crédito Capitalizar será disponibilizada nos balcões dos bancos protocolados.


Conteúdo Recomendado