Governo confirma Jaime Andrez à frente do Compete

http://economico.sapo.pt/public/uploads/articles/1_novo_site/jaime_andrez.jpg

Jaime Andrez, Fernando Alfaiate e Alexandra Vilela vão ser os novos gestores do Programa Compete 2020. Substituem Rui Vinhas da Silva e Francisco Sousa Soares.

Jaime Andrez vai ser o novo gestor do Programa Compete 2020. A resolução do Conselho de Ministros, que deverá ser publicada hoje em Diário da República, indica ainda Fernando Alfaiate e Alexandra Vilela como vogais. A nova equipa substitui uma outra constituída por Rui Vinhas da Silva, presidente, Francisco Sousa Soares e Jaime Andrez, vogais. Os nomes de Rui Vinhas da Silva e Francisco Sousa Soares não são mencionados no texto da resolução, com data de 5 de Maio, a que o Económico teve acesso.

O texto da resolução indica como razão para a substituição o tornar-se necessário “garantir que a gestão, acompanhamento e execução deste programa operacional se desenvolve num quadro favorável à prossecução dos objectivos e prioridades vertidas no Acordo de Parceria Portugal 2020, designadamente de estímulo ao crescimento e à criação de emprego, de relançamento da economia e de reforço da capacidade de investimento das empresas portuguesas”.

Jaime Andrez já era vogal do Compete 2020, Fernando Alfaiate era gestor do Eixo II – Competitividade e Internacionalização das Empresas do Programa Compete 2020 e Alexandra Vilela era vogal do POCH – Programa Operacional Capital Humano. A resolução de nomeação refere que foi ouvida a CRESAP, que “se pronunciou favoravelmente sobre as referidas designações”.

Fonte da área governamental refere que a substituição dos gestores do Compete é uma tentativa de dinamização da máquina de apoio às empresas. Já fonte ligada à oposição entende que se trata da substituição política de uma equipa constituída por um independente, um PSD e um PS por três pessoas consideradas próximas do PS. Contactado, o Ministério da Economia não quis pronunciar-se sobre a nova equipa ou sobre as razões da substituição.


Conteúdo Recomendado