Câmara de Pinhel aprova orçamento de 19,5 ME para 2017

A Câmara de Pinhel anunciou hoje que aprovou por unanimidade o orçamento para 2017, no valor de 19,5 milhões de euros, um acréscimo de cerca de quatro milhões de euros em relação ao deste ano.

Segundo o presidente da autarquia de Pinhel, Rui Ventura (PSD), o orçamento para o próximo ano corresponde ao “ritmo reformista” que a autarquia pretende prosseguir.

O autarca citado numa nota hoje divulgada refere tratar-se de “um orçamento marcado pela modernização e pelo maximizar das fontes de financiamento” ao investimento municipal.

O município adianta que os “grandes investimentos” estão associados à construção de equipamentos considerados estruturantes, com particular destaque para a construção das novas piscinas municipais cobertas e descobertas.

“O próximo ano também vai ficar marcado pelo lançamento da empreitada do Parque Urbano de Pinhel (no antigo Campo de Futebol Astolfo da Costa), uma obra que vai revolucionar a zona mais central e habitada da cidade”, acrescenta.

Em matéria de ordenamento do território, a autarquia de Pinhel, no distrito da Guarda, planeou algumas intervenções relacionadas com a beneficiação de vias de comunicação urbanas e de estradas municipais, “prosseguindo também o esforço de requalificação das aldeias do concelho”.

Na educação, a par dos apoios já habituais, o município adianta que vai integrar o Plano de Combate ao Insucesso Escolar elaborado no âmbito da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

O orçamento de 2017 vai também incluir a requalificação do Polidesportivo Descoberto da EB2 (Escola Básica 2), um projeto apresentado pela comunidade escolar no âmbito de uma experiência piloto que visa a implementação do Orçamento Participativo e que foi dotado com uma verba de 150 mil euros.

O executivo liderado por Rui Ventura também prevê iniciar a “grande obra de requalificação e modernização da Escola Secundária de Pinhel”, uma empreitada orçada em cerca de 1,7 milhões de euros e financiada por fundos europeus.

Na ação social, o orçamento contempla, entre outras áreas, “um reforço destinado a garantir condições de habitabilidade a agregados familiares carenciados”.

Na cultura, o município de Pinhel anuncia que estão previstos “fortes investimentos e grandes novidades”, com destaque para os projetos “O.P.(us) – Ópera no Património” e de requalificação das torres e da muralha do castelo.

O orçamento municipal de Pinhel para 2017 vai ser discutido e votado na próxima reunião da Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado