Autarca quer queijo Serra da Estrela a fixar jovens em Fornos de Algodres

O presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca (PS), considerou este sábado que o setor do queijo Serra da Estrela pode contribuir para fixar jovens naquele concelho do distrito da Guarda.

“Ser produtor de queijo é rentável”, disse o autarca à agência Lusa, no dia em que Fornos de Algodres recebeu mais uma edição da feira anual do queijo Serra da Estrela.

Segundo o autarca, o setor de produção do queijo tem “futuro” e, “com a crise que o país atravessou nos últimos anos”, acredita “que é possível que os jovens que ficaram em Portugal possam vir para o interior do país e fixar-se”.

“Eu sou daqueles que não acredita em investimentos megalómanos no interior do país e em grandes fábricas, porque não é isso que resolve a situação”, afirmou Manuel Fonseca, para quem são os pequenos investimentos que permitirão “fixar pessoas, de maneira a que comece a haver mais vida no interior”.

Para o autarca “é importante que mais gente” vá para o seu concelho, situado na região da Serra da Estrela, “não só para o [setor do] queijo” como para outras áreas agrícolas.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres tem a funcionar um Gabinete de Apoio que ajuda os jovens agricultores na sua instalação e no recurso a fundos europeus.

Manuel Fonseca adiantou que na área do município já há “quatro ou cinco produções de frutos vermelhos por iniciativa de jovens”, esperando que o mesmo possa acontecer com a produção do queijo Serra da Estrela.

A autarquia promoveu este fim de semana mais uma feira anual dedicada àquele produto, com o objetivo de homenagear os produtores e as queijeiras e de fazer a sua divulgação, juntamente com outras potencialidades locais.

O certame, que fechou o ciclo de 2016 das feiras do queijo da Serra da Estrela, incluiu, entre outras iniciativas, venda e prova de queijo, mostra de ovinos e de cães da raça Serra da Estrela, mostras de artesanato e de produtos locais, recriações etnográficas e animação.

O concelho de Fornos de Algores tem atualmente 16 produtores de queijo Serra da Estrela, mas apenas dois estão a certificá-lo como DOP (Denominação de Origem Protegida).

Na área do concelho existe atualmente um efetivo de pequenos ruminantes que ronda os 6.500 animais, sendo 3.500 ovinos, segundo Susana Sério, do Município de Fornos de Algodres.

Esta responsável, foi oradora numas jornadas técnicas sobre o setor, realizadas no passado sábado, onde referiu que o concelho possui 166 produtores pecuários e, desses, 62% destinam os seus animais para a produção de leite.

O concelho de Fornos de Algodres faz parte da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela que abrange um total de 18 municípios.


Conteúdo Recomendado