Almeida e Ciudad Rodrigo (Espanha) estudam criação de eurocidade

Os municípios de Almeida e de Ciudad Rodrigo (Espanha) estão a trabalhar na criação de uma eurocidade na fronteira de Vilar Formoso, que vai permitir o desenvolvimento de projetos comuns, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, o desenvolvimento do projeto da futura eurocidade Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro/Almeida/Ciudad Rodrigo foi incentivado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A iniciativa também envolve a Junta de Freguesia de Vilar Formoso e o Ayuntamiento de Fuentes de Oñoro (Espanha), entre outras autarquias daquele território fronteiriço.

A nova eurocidade, a ser criada, permitirá interligar todas as autarquias aderentes para a execução de projetos “que sejam de interesse regional”, referiu o autarca de Almeida.

António José Machado lembra que a experiência de cooperação existente “já é muito boa”, por exemplo ao nível do Consórcio das Cidades Amuralhadas.

De acordo com o autarca de Almeida, a eurocidade também será uma forma de obter financiamento da União Europeia, de divulgar as potencialidades dos territórios transfronteiriços abrangidos e de os colocar “no mapa”.

“[A eurocidade] cria iniciativas de trabalho conjunto, de partilha de intervenções, de ideias. É sempre importante conseguirmos arranjar estas plataformas de entendimento”, disse o responsável à agência Lusa.

Para a concretização do projeto já foram realizadas reuniões de trabalho entre a Câmara Municipal de Almeida, a Junta de Freguesia de Vilar Formoso, o Ayuntamiento de Fuentes de Oñoro e o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo e uma visita técnica à eurocidade de Chaves/Verin.

No final do mês de setembro, os representantes das quatro autarquias dinamizadoras da iniciativa irão realizar uma reunião com outras autarquias espanholas existentes no território abrangido, para que também sejam agregadas ao projeto de criação da eurocidade Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro/Almeida/Ciudad Rodrigo.

O projeto da eurocidade ganha importância numa altura em que os autarcas da fronteira temem os efeitos da futura ligação de Portugal e Espanha por autoestrada, pois está em curso a construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e Fuentes de Onõro (autoestrada A62).


Conteúdo Recomendado