E-Marketplace do Agrilogis já está disponível

A Sessão de encerramento do projeto Agrilogis decorreu, ontem, em Castelo Branco e terminou com uma prova de azeite da Beira Alta e da Beira Baixa pela APABI.

O projeto Agrilogis – Logística e Distribuição na Fileira do Azeite resulta de uma parceria entre a INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, a ANIMAFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Agroindústria, o NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda Associação Empresarial, a AAPIM – Associação de Agricultores para a Produção Integrada de Frutos de Montanha e a ADSI – Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento.

O projeto Agrilogis teve como principal resultado a promoção e alavancagem da capacidade competitiva da fileira do olival do território de intervenção (Norte, Centro e Alentejo), através da promoção de condições de produção, operacionais, organizativas e de comercialização que possibilitem um aumento do valor acrescentado ao cliente, seja pela venda do produto pelo seu “justo valor”, acrescentando outras características de valor (logística e distribuição) e criando massa crítica de produção que permita aproveitar novas oportunidades de negócio.

Durante a sessão de encerramento, o projeto foi apresentado como fator de valorização do potencial do olival da região, por José Assunção da AAPIM. As principais conclusões dos estudos de caracterização do olival e lagares da região da Beira Interior e distrito de Santarém foram apresentadas por José Laranjo da Espaço Visual, já as principais conclusões do “Estudo de mercado internacional” ficou a cargo do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A apresentação das conclusões do “Estudo da cadeia de valor e Estudo de Marketing” foram também apresentadas por Teresa Paiva do IPG.

Patrícia Correia da ADSI apresentou a plataforma E-Marketplace do Agrilogis e as novas funcionalidades. Trata-se da plataforma que servirá de base à comercialização dos produtos e será a montra dos produtores de azeite que vierem a ser envolvidos neste projeto, estando direcionada para o negócio entre empresas (B2B – Business to Business). Seguiu-se ainda uma apresentação por Ana Domingos, da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) que abordou a “sustentabilidade económica da cadeia de valor” e, por fim, João Gonçalves do NERGA apresentou algumas propostas para a visão de futuro e convidou os presentes a partilhar ideias para um novo Agrilogis. O evento terminou com “chave de ouro” com uma enriquecedora prova de azeite da Beira Alta e da Beira Baixa pela APABI.


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