Duas dezenas de filmes de oito países marcam presença no Cinecôa

Cerca de duas dezenas de filmes provenientes de oito países vão marcar presença no Festival Internacional de Cinema de Foz Côa – Cinecôa, que decorre de 20 a 22 de novembro naquela localidade do distrito da Guarda.

Os países representados na mostra cinematográfica do Douro Superior são Brasil, Espanha, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Luxemburgo, México, Portugal e Ucrânia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, disse que a iniciativa propõe um programa de bastante qualidade e diversidade, com enfoque nas crianças e jovens.

No espaço dos Auditórios estará presente uma exposição de desenhos do filme “Até ao tecto do Mundo”, a primeira longa-metragem do cinema de animação português.

“Sessões para a infância e juventude marcarão a tarde do primeiro dia e espaços para o documentário, a comédia e confronto marcam a programação das tardes do Cinecôa”, destacou.

O festival ficará ainda marcado por uma homenagem, logo na noite de abertura, ao produtor cinematográfico Tino Navarro que é natural de Vila Flor, no distrito de Bragança.

Com uma seleção oficial que inclui documentários, curtas-metragens e longas-metragens de ficção, as noites do Cinecôa serão marcadas, diz a organização, por “grandes acontecimentos cinematográficos”, mas não só.

Na noite de sábado dia 21, após a exibição do filme multipremiado “Pecado fatal” de Luís Diogo, subirá ao palco Daniela Galbin com a sua banda para um concerto pela noite dentro.

Segundo a organização do Cinecôa, Daniela Galbin, a viver e a atuar em Londres, foi nomeada para o Prémio SOPHIA da melhor canção de cinema e as suas canções receberam a “Menção de Melhor Contributo Técnico-Artístico” na competição de melhor longa-metragem europeia do “Overlook 2014-5th CinemAvvenire Film Festival” que decorreu em Roma (Itália).

Na noite de domingo dia 22, o encerramento do festival será marcado com um cine-concerto pelo compositor, guitarrista e cineasta Joaquim Pavão. A partir do seu último filme “Miragem”, as imagens e os sons irão invadir o Auditório Municipal de Foz Côa, onde decorre todo o festival.

Vários realizadores irão apresentar os seus filmes, sendo vários estreias nacionais e em estreia mundial será apresentado a última obra da realizadora brasileira Lardyanne Pimentel.

A iniciava cinematográfica, conta com a participação de instituições do ensino superior na área dos audiovisuais, é uma organização da Câmara de Vila Nova de Foz Côa.

A polémica também marca este festival, porque a Associação para Promoção da Arte e Cultura Vale do Côa e Douro Superior acusou a câmara de Foz Côa de desvirtuar o espírito do Cinecôa, ao promover um festival que “em nada corresponde” à ideia original.

Em resposta, a câmara de Vila Nova de Foz Côa fez saber que o Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Côa – Cinecoa é uma marca que está registada em nome daquele município.


Conteúdo Recomendado