Douro Superior quer tornar-se referência na promoção vinícola do país

Vila Nova de Foz Côa pretende afirmar-se a cada ano como a “Capital do Vinho” na região do Douro Superior, apostando para o efeito em certames temáticos dedicados a este segmento de marcado. A pretensão foi justificada pela organização do Festival do Vinho do Douro Superior, que viu este ano o número de expositores aumentar […]

Vila Nova de Foz Côa pretende afirmar-se a cada ano como a “Capital do Vinho” na região do Douro Superior, apostando para o efeito em certames temáticos dedicados a este segmento de marcado.
A pretensão foi justificada pela organização do Festival do Vinho do Douro Superior, que viu este ano o número de expositores aumentar em mais de 25 % face à edição de 2012, para um total de mais de 70 produtores oriundos de sete concelhos daquela sub-região vinícola integrada da Região Demarcada do Douro. «Esta é uma aposta ganha, já que os números do primeiro festival foram plenamente ultrapassados, o que nos deixa vontade de continuar», disse à lusa o presidente da Câmara de Foz Côa, Gustavo Duarte. Segundo o autarca, a crise faz-se sentir na região do Douro Superior, mas é atenuada com a qualidade dos vinhos ali produzidos, já que há quintas e marcas emblemáticas no panorama nacional e mesmo mundial do setor. «É evidente que a crise existe e é para a combater que com este festival pretendemos promover e divulgar os produtos endógenos e culturais de toda a região do Douro Superior», frisou. Por seu lado, Luís Lopes, outros dos mentores do certame, disse que o Festival do Vinhos do Douro Superior é um evento a nível mundial onde qualidade média dos néctares é superior a outras regiões ou países. «Genericamente, os grandes vinhos não vão a concurso. Porém aqui aparecem algumas marcas de renome mundial, o que eleva a média da qualidade dos que são apresentados», justificou. A identidade Douro Superior está aqui representada depois de os produtores «passarem uma fase de apalpar o terreno». No entanto, há que de futuro apostar em trazer importadores e potenciar todo o festival. Os concelhos presentes nesta edição têm características vinícolas distintas, como o de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Meda, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo. A festa do vinho reuniu num concurso 158 vinhos e mais de 220 marcas, o que representa um aumento de 50% em relação ao ano passado, que foram postos à prova dos visitantes que apareceram um pouco de todo o país e do estrangeiro e onde foram servidas mais de três mil garrafas de vinhos de diversos tipos.

Conteúdo Recomendado