Dormidas nos hotéis com novos recordes em 2014

Entre janeiro e novembro de 2014 registaram-se mais de 44 milhões de dormidas, número que supera o do ano completo de 2013.

O número de dormidas nos hotéis nacionais, registadas entre janeiro e novembro de 2014, já ultrapassou o valor alcançado no ano completo de 2013. Nestes onze meses do ano passado, o INE regista um crescimento homólogo de 11% face a 2013 para mais de 44 milhões de dormidas. Já nos doze meses de 2013, o total foi de 41,5 milhões.

O total de dormidas efetuadas no ano passado pelos turistas nacionais e estrangeiros atingiu também o valor mais alto dos últimos nove anos.

Ainda não há dados disponíveis para o mês de dezembro, mas é certo que em 2014 o turismo deverá voltar a bater novos recordes, com crescimento a dois dígitos. Esta evolução positiva começou a partir de 2010, ano em que o INE registava 37,3 milhões de dormidas. Desde então, este indicador tem crescido consecutivamente.

Analisando apenas os dados do mês de novembro, as dormidas fixaram-se nos 2,4 milhões, mais 11,4% face ao mesmo mês de 2013. Contudo, face a outubro, há um recuo de 2,5 pontos percentuais, motivado pelos turistas nacionais que aumentaram as dormidas em 5,9%, em menor escala do que no mês anterior (em outubro houve aumentos de 12,5%). O INE sublinha que “no mês de novembro já não se verificaram as condições meteorológicas excecionais que ocorreram no mês precedente”.

Também houve subidas menos acentuadas entre os turistas estrangeiros: passaram de um crescimento de 14,4% em outubro para 13,9% em novembro. Ainda assim, as dormidas de não residentes chegaram aos 1,6 milhões, crescendo mais do que nos restantes meses do ano, com excepção de abril, “mês com Páscoa desfasada do ano anterior”, refere o instituto de estatística.

Quanto aos principais clientes, houve crescimentos em todos, menos Espanha. Foi, aliás, o único dos mercados emissores a “apresentar redução da procura – menos 9% – após um período alargado de resultados positivos (mais 19,8% em outubro, mais 9,9% em setembro e mais 12,4% em agosto). Ainda assim, analisando os onze meses de 2014, o mercado espanhol cresceu no total 14,6%.

Em novembro, os hotéis registaram mais turistas do Reino Unido, Alemanha e França, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

As dormidas referem-se à permanência de um indivíduo numa unidade de alojamento entre as 12 horas de um dia e as 12 horas do dia seguinte.


Conteúdo Recomendado