Dois milhões e meio para reabilitar escolas do Fundão

A intervenção implicará um investimento de 2,5 milhões de euros mais IVA e deverá ser concretizada no prazo de 18 meses, depois da adjudicação dos trabalhos.

As escolas do Agrupamento do Fundão, também conhecidas por Complexo Escolar, vão ser requalificadas e modernizadas. O anúncio do concurso público foi publicado na semana passada no Diário da República.

A intervenção implicará um investimento de 2,5 milhões de euros mais IVA e deverá ser concretizada no prazo de 18 meses, depois da adjudicação dos trabalhos.

Com a publicação do concurso, as empresas interessadas podem apresentar propostas e será desse conjunto que será escolhida a empresa a quem serão adjudicadas as obras.

O Complexo Escolar precisa de intervenção há vários anos.

A empreitada de reabilitação e modernização dos edifícios do Agrupamento de Escolas do Fundão compreenderá a picotagem e reparação do reboco, pintura interior e exterior, substituição de caixilharias, isolamento térmico na cobertura, reparação das instalações sanitárias e dos balneários, aplicação de plataformas para mobilidade e reparação de pavimentos.

Estão igualmente previstos a melhoria das redes de águas e esgotos, a intervenção nos campos de jogos, a aquisição de equipamento e de mobiliário, execução de sistema de rega, execução da rede de deteção de incêndios e melhoramento dos acessos para veículos.

Trata-se de uma obra de vulto para reabilitar e modernizar um espaço escolar que é frequentado por alunos desde o ensino básico até ao 12.º ano.

O objetivo da intervenção é requalificar e modernizar os espaços de forma a adequar aquele complexo às atuais preocupações ambientais, de eficiência energética e de reforço das acessibilidades entre os vários espaços do mesmo.

“Pretende-se uma intervenção global e abrangente com o intuito de adaptar os espaços às necessidades didatico-pedagógicas atuais, bem como a sua atualização e reformulação para uma melhor utilização das novas tecnologias de comunicação”, refere a Câmara Municipal do Fundão.

“Simultaneamente, pretende-se renovar a imagem dos espaços construídos, adequando-a à nova realidade como sede do Agrupamento de Escolas do Fundão, conferindo-lhe a dignidade e funcionalidade que se espera da instituição”, acrescenta o Município sobre uma intervenção que será comparticipada por fundos comunitários. Relativamente aos espaços exteriores, o primeiro objetivo é requalificar as infraestruturas desportivas de modo a proporcionarem uma resposta mais adequada à prática desportiva no âmbito do Projeto Desporto Escolar e das aulas de Educação Física.

A intervenção nesses espaços e nos equipamentos Desportivos do Complexo Escolar permitirão a sua abertura ao público em geral, fora dos horários escolares.




Conteúdo Recomendado