Dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo

Inserido na festa do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, as recriações da lenda “Menda e o Monstro” decorrem hoje e amanhã, dias 27 e 28 de setembro, em Castelo Mendo.

A aldeia medieval de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, acolhe hoje e amanhã, dias 27 e 28 de setembro, o ciclo ’12 em Rede – Aldeias em Festa”, uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Almeida, que leva cultura e animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

O evento inicia hoje, com a inauguração da exposição “Os Monstros e as Mendas”, pelas 18h30, na Antiga Casa da Câmara. Pelas 21 horas, haverá uma visita guiada pela aldeia, dinamizada por elementos da comunidade, com início junto às Portas da Vila. No sábado, dia 28, o Largo do Pelourinho acolhe um Mercadinho de produtos regionais e tradicionais, seguindo-se várias propostas gastronómicas. A partir das 21h30, a Companhia Persona em conjunto com a comunidade local conduz o público numa visita encenada por vários pontos da aldeia.

Nestes dois dias de festa, o programa inclui momentos musicais, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, proporcionando aos visitantes uma experiência inesquecível e genuína que os levará numa viagem autêntica pela alma desta aldeia histórica.

A entrada é livre.

Aldeias Históricas de Portugal

PROGRAMA
Sexta-feira, 27 de setembro


18h30 – Inauguração da Exposição “Os Monstros e as Mendas” – Antiga Casa da Câmara

20 horas – Iguarias ao ar livre – Largo do Pelourinho

21 horas – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila

22 horas – Baile dos Monstros pelo DJ El Grandone – Largo do Pelourinho
Um baile de máscaras muito assustador! Aldeões e forasteiros escolhem as máscaras mais assustadoramente divertidas para uma festa de muitas danças tolas. Decoração e música a rigor!

Sábado, 28 Setembro

10 horas – De castelo Mendo ao Porto de S. Miguel, um passeio encenado – concentração Largo da Igreja de S. Vicente

14h30 – Mercadinho de produtos regionais e tradicionais – Largo do Pelourinho

15 horas – O Chef Cria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia, com o chef Ivo Loureiro de criação de um prato denominado “O Monstro e Menda” (com base na gastronomia do sítio o chef vai criar um prato inovador e surpreendente)

16 horas – O Chef Recria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia com chef Ivo Loureiro de reinterpretação de iguaria local (sabe o que são papas de milho ou de carolo? – Venha saborear as que o chef preparou!)

16 horas – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila (dificuldade baixa)

17 horas – O Chef aprende – Casa do Corro
Oficina de gastronomia – confeção de Bola Parda, onde se ensina ao chef Ivo Loureiro os segredos da receita

18 horas – Merenda Comunitária – por cantos e recantos da Aldeia
Degustação dos pratos das oficinas de gastronomia do chef Ivo Loureiro acompanhados pelas mais saborosas iguarias e bebidas da região.

19 horas – Sonoridades em Castelo Mendo – A par de sons e sabores também a música irá animar as ruas da Aldeia com a presença dos Funk you Brass Band

21h30 – O Monstro e a Menda – Portas da Vila
A Companhia Persona em conjunto com a comunidade local vai criar uma história que terá como cenário vários pontos da aldeia. Duas marionetas gigantes conduzem o público nesta visita encenada.

Ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só acaba em dezembro

Depois de Castelo Mendo, a festa segue para Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.


Conteúdo Recomendado