Docentes da UBI concluem que proteína pode prevenir doenças da próstata associadas à idade

A equipa de investigadores do CICS-UBI, liderada pela docente Sílvia Socorro, acaba de publicar um novo estudo sobre a possibilidade da proteína regucalcina (RGN) prevenir a evolução de doenças da próstata, nomeadamente o cancro.

Neste estudo, publicado na revista “Translational Research: The Journal of Laboratory and Clinical Medicine”, os investigadores demonstraram que em condições normais a expressão da RGN decresce marcadamente na próstata de ratos idosos. Curiosamente, os níveis aumentados de RGN na próstata promoveram o aumento das defesas antioxidantes, e preveniram a resistência à morte celular e a proliferação celular descontrolada em animais envelhecidos, características igualmente encontradas em casos de cancro da próstata. Estes resultados sugerem que a manipulação dos níveis de RGN pode apresentar-se como uma boa estratégia na prevenção ou tratamento de doenças prostáticas associadas à idade, como é o caso do cancro da próstata.

Os cientistas do CICS-UBI já tinham estabelecido a função da Regucalcina na regulação da sobrevivência e proliferação celular na próstata, e haviam demonstrado a sua sub-expressão em casos de cancro da próstata. Agora avaliaram o efeito desta proteína no processo de envelhecimento, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do cancro da próstata.


Conteúdo Recomendado