Docentes da UBI apresentam publicações

António Bento e José Maria Silva Rosa, docentes da Faculdade de Artes e Letras, acabam de publicar a obra intitulada Revisiting Spinoza’s Theological-Political Treatise. António Bento e José Maria Silva Rosa, docentes da Faculdade de Artes e Letras, acabam de publicar na Alemanha, na Suíça e nos Estados Unidos da América, simultaneamente, a obra intitulada […]

António Bento e José Maria Silva Rosa, docentes da Faculdade de Artes e Letras, acabam de publicar a obra intitulada Revisiting Spinoza’s Theological-Political Treatise.
António Bento e José Maria Silva Rosa, docentes da Faculdade de Artes e Letras, acabam de publicar na Alemanha, na Suíça e nos Estados Unidos da América, simultaneamente, a obra intitulada Revisiting Spinoza’s Theological-Political Treatise, na editora Georg Olms Verlag (Hildesheim – Zürich – New York, 2013). Sobre o livro, os docentes lembram que «muitos autores já observaram que o Tractatus Teológico-Político de Baruch Spinoza foi, em seu tempo, o mais discutido e mais veementemente refutado livro. De fato, no alvorecer do iluminismo, e até quase o final do século XIX, Tratado do Spinoza teológico-político foi um apelo assertivo e poderoso para a liberdade de expressão e de pensamento, uma afirmação ousada de tolerância religiosa e liberdade de consciência em um Europa que não estava acostumado com o exercício do livre pensamento». O presente volume recolhe ensaios de ??estudiosos europeus, com tentativas de resolver alguns dos problemas criados pelo amplo espectro de temas incluídos no Tratado de Spinoza Teológico-Político. Também João Ferreira e Mário Raposo, docentes do Departamento de Gestão e Economia da UBI têm nova publicação. A obra chama-se “Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer – Universities and Firms Towards Regional Competitiveness” e tem a chancela da Springer. Cooperação e clusters «tornaram-se os paradigmas de orientação para explicar e promover a competitividade regional, mas o processo de cooperação entre empresas e universidades e transferência de conhecimentos para orientar e estimular a competitividade regional tem recebido pouca atenção», dizem os autores. Em traços gerais, são estes os temas a abordar no livro “Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer – Universities and Firms Towards Regional Competitiveness” que conta também com trabalhos de Roel Rutten (Tilberg University) e Attila Varga (University of Pecs), publicado pela Springer. A obra tem como objetivo promover um intercâmbio internacional e interdisciplinar de perspetivas, apresentando desenvolvimentos atuais, estudos de caso, boas práticas, bem como novas abordagens teóricas e aplicações integradas. Já Denis Coelho, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI, editou mais um livro da série “Technology” da editora de acesso livre Intech. Este livro, sucessor de “Desenho Industrial – Novas Fronteiras” (2011), alcança novas áreas de teoria e prática em design industrial. “Avanços em Engenharia de Design Industrial” permite ao leitor o desenvolvimento da sua própria prática e promove a pesquisa em novo design alinhado com os atuais desafios deste campo fascinante. Destinado essencialmente a designers, esta obra trilha novos caminhos em domínios interdisciplinares, para que estes profissionais possam desenvolver com sucesso métodos dinâmicos e teorias robustas imprescindíveis num mundo cada vez mais acelerado e em constante mudança.

Conteúdo Recomendado