Docente e ex-aluno da UBI ganham Bolsa Cidade e Arquitetura

O projeto em causa pretende contribuir para o desenvolvimento cultural, social, ambiental e económico do Município de Mação.

O docente da UBI, Filipe Lacerda Neto, e o antigo aluno, João Quinas, foram premiados com a Bolsa de Investigação Cidade e Arquitetura – Programa Millennium -, com o apoio da Ordem dos Arquitetos e da Fundação da Juventude.
Esta bolsa foi atribuída no âmbito do programa de Bolsas Cidade e Arquitetura, que visa o apoio ao desenvolvimento de estudos técnicos e científicos inéditos que demonstrem a singularidade e a excelência do Património construído no Séc. XX – Município de Mação.
O projeto em causa pretende contribuir para o desenvolvimento cultural, social, ambiental e económico do Município de Mação, promovendo e valorizando o seu património arquitetónico. Para tal, será concretizado em duas fases distintas: Investigação, através da elaboração de um documento de base teórica com uma componente prática orientada para a análise e contacto com a realidade; e Projeto, com o desenvolvimento de programas, estratégias e consequentemente resolução em Projeto Urbano e de Arquitetura.
O Programa Millennium de Bolsas, lançado a nível nacional, no âmbito da Cidade e da Arquitetura, é entendido como um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, com a duração de 3 (três) meses, e tendo como objeto de estudo o património arquitetónico de determinados Municípios, de forma a aprofundar o modo como o património arquitetónico do século XX marcou ou “fez cidade” em Portugal.


Conteúdo Recomendado