Docente da UBI embaixadora do projeto “Desporto sem Bullying”

Dulce Esteves junta-se ao conjunto de embaixadores que integra figuras como o ator Diogo Infante, o cantor Luís Represas, Joana Pratas, velejadora olímpica, e Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

A docente e investigadora do Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Universidade da Beira Interior, foi nomeada embaixadora do “Desporto sem Bullying”, aliando, desta forma, o Departamento ao projeto de investigação promovido pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Dulce Esteves junta-se a figuras como Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Diogo Infante, ator, Joana Pratas, velejadora olímpica e Luís Represas, músico, entre muitos outros, como embaixadores deste projeto.

Para o DCD “o bullying no desporto condiciona seriamente as potencialidades que uma prática desportiva saudável pode proporcionar, quer em termos de competências motoras, mas também em competências pessoais (autoconceito, confiança, trabalho, disciplina, humildade, superação, etc.) e sociais (respeito pelo outro, inclusão das diferenças, respeito pelas regras, entre outras)”.

“A nova geração de responsáveis desportivos virá, certamente, dos novos licenciados na área das Ciências do Desporto, pelo que um reforço substancial da formação ética desses universitários é certamente uma estratégia a considerar na luta contra o bullying no Desporto. Essa estratégia é uma linha orientadora no Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior”, acrescenta o Departamento.

O projeto “Desporto sem Bullying” está disponível na Internet, local onde atletas, pais, professores e dirigentes podem encontrar ajuda para identificar e lidar com o problema. Para breve está uma linha SOS, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), entidade parceira.


Conteúdo Recomendado