Distrito da Guarda tem 61 Cooperativas que operam em diversos sectores

Anuário Comercial do Sector Cooperativo 2009/2010 De acordo com a edição 2009/2010 do Anuário Comercial do Sector Cooperativo, existem 61 Cooperativas no Distrito da Guarda que exercem a sua actividade em diversos sectores, sendo as actividades mais significativas, aquelas que estão relacionadas com a produção de azeite, vinhos, agricultura, habitação e construção e comércio a […]

Anuário Comercial do Sector Cooperativo 2009/2010

De acordo com a edição 2009/2010 do Anuário Comercial do Sector Cooperativo, existem 61 Cooperativas no Distrito da Guarda que exercem a sua actividade em diversos sectores, sendo as actividades mais significativas, aquelas que estão relacionadas com a produção de azeite, vinhos, agricultura, habitação e construção e comércio a retalho.

No Distrito contabilizam-se 6 Cooperativas no sector da Agricultura/Comércio por Grosso, 3 na Agricultura e Pecuária, 1 de Alimentos Compostos para Animais, 12 de Produtores de Azeite, 4 de Comércio a Retalho/Organizações de Consumidores, 1 de Consultoria, 1 de Fabricantes de Cordoaria, 1 de Crédito, 1 de Cultura e Recreio, 1 de Editoras/Jornais, 1 de Ensino Básico (2º e 3º ciclos), 1 Ensino Especial, 1 de Exploração Florestal, 1 de Fruticultura e Horticultura, 2 de Frutos Secos, 4 de Habitação e Construção, 1 de Pecuária, 1 de Pecuária/Comércio por Grosso, 1 de Queijo, 3 de Estações de Rádio, 1 de Teatro, 1 de Turismo, 2 de Vinhos/Comércio por Grosso e 9 de Vinhos/Produtores.

No sector do azeite, o concelho de Vila Nova de Foz Côa é o que está mais representado, com 5 Cooperativas de Olivicultores em Almendra, Cedovim, Freixo de Numão, Custóias do Douro e Foz Côa. No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo existem unidades em Escalhão e em Vilar Torpim. A Guarda possui a Cooperativa To Be … Kid, na Mizarela, Trancoso tem a Cooperativa de Freches e Meda a Cooperativa de Poço do Canto. Gouveia e Seia também têm duas Cooperativas de Olivicultores do Concelho. No sector da produção de vinhos, existem as Cooperativas Beira Serra (Vila Franca das Naves, Trancoso), Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Numão (Foz Côa), Meda, Pinhel, S. Paio (Gouveia), Vale da Teja (Horta, Foz Côa), Vila Nova de Foz Côa e Vila Nova de Tazém (Gouveia). Nos Vinhos/Comércio por Grosso, existe a Superdouro (Horta do Douro, Foz Côa) e a UNACOBI (Pinhel).

Agricultura e Pecuária

Na área da Agricultura/Comércio por Grosso, segundo o anuário 2009/2010 publicado pelo Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo, existem a BANDARRA (Trancoso), a CAR (Figueira de Castelo Rodrigo), a COCEBA (Celorico da Beira), a COOPCÔA (Sabugal), a FORTALEZA (Almeida) e a Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Concelho de Seia.

Na Agricultura e Pecuária contabilizam-se 3 equipamentos: a AGROGUARDA (Guarda), a COABEIRAS (Aguiar da Beira) e a TERRA PRESERVADA (São Paio, Gouveia) e no sector dos Alimentos Compostos para Animais surge a EGI-COOP, na Guarda.

A COOPESGOUVE (Gouveia), a COOPOITO (Manteigas), a Cooperativa de Loriga (Seia) e a de Moimenta da Serra (Gouveia) são as organizações que operam no ramo do Comércio a Retalho/Organizações de Consumidores. O distrito também possui uma Cooperativa na área da consultoria, a PLANICÔA (Guarda), outra no sector da Cordoaria, a ARTICOOP (Famalicão). No Crédito existe a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Seia e na Cultura e Recreio a CRIOVIDA (Vilar Formoso). O Anuário Comercial do Sector Cooperativo 2009/2010 refere a Cooperativa Jornalística de Manteigas na categoria Editoras/Jornais. Em relação a Estações de Rádio são apontadas a Antena Livre de Gouveia, da Rádio Bandarra (Trancoso) e a Rádio Clube de Foz Côa. Na área do ensino existem o Externato Secundário do Soito (Sabugal) e a CERCIGuarda.

A COFLORCEL de Celorico da Beira é a única no sector da exploração florestal. Na Fruticultura e Horticultura surgem a Cooperativa de Produtores de Frutos Secos de Chãs (Foz Côa) e a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Fruta do Distrito da Guarda (Pinhel). A COAMÊNDOA (Freixo de Numão) e a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Amêndoa de Trás-os-Montes e Alto-Douro (Foz Côa) são as únicas no domínio dos Frutos Secos.

Na habitação e construção aparecem a Casa Jovem (Guarda), a Habijovem (Seia), O MORRO (Meda) e O NOSSO ABRIGO (Guarda). No Teatro, o Aquilo Teatro (Guarda) é a única Cooperativa do género e na área do Turismo é referida a Turmontanha (Manteigas).


Conteúdo Recomendado