Distrito da Guarda sob aviso amarelo devido a vento forte

O aviso amarelo estará em vigor até às 11h59 de amanhã, sendo que o vento poderá atingir os 70 e 90 km/hora nas terras altas. Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e oito estão a amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, de acordo com o Instituto Português […]

O aviso amarelo estará em vigor até às 11h59 de amanhã, sendo que o vento poderá atingir os 70 e 90 km/hora nas terras altas.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e oito estão a amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido à previsão de forte agitação marítima com ondas de noroeste que podem variar entre os 4 e os 5,5 metros. Os mesmos distritos estão também sob aviso amarelo por causa da possibilidade de vento forte, com rajadas da ordem dos 90 km/hora nas terras altas. Os avisos laranja e amarelo para estes sete distritos vão vigorar até às 23h59 de hoje. O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo (que vai vigorar até às 11h59 de quinta-feira) os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Setúbal, Beja e Faro devido ao vento forte, podendo atingir os 70 e 90 km/hora nas terras altas. O aviso laranja é o segundo mais grave na escala do IPMA e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que é recomendado a manutenção ao corrente das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil. Por sua vez, o aviso amarelo é o menos grave da mesma escala e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê para hoje nas regiões no norte e centro céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado para o final do dia, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que serão de neve acima dos 800/100 metros e vento moderado a forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 90 km/hora. Está também prevista a formação de geada nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima em especial nas regiões do interior e descida da máxima. Para as regiões sul, a previsão aponta para céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado ou limpo até meio da manhã e para o final do dia, vento moderado de noroeste, tornando-se forte no litoral oeste a partir da manhã com rajadas da ordem dos 70 km/hora, neblina ou nevoeiro matinal, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, pequena descida das temperaturas mínima e máxima. Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se 14 graus Celsius, no Porto 13, em Faro 15, no Funchal 19, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17 graus, e na Guarda 6.

Conteúdo Recomendado