Distrito da Guarda em risco “máximo” de incêndio

Sabugal, Guarda, Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Pinhel, Manteigas, Trancoso são os concelhos que estão em risco segundo o IPMA.

Trinta concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco ‘máximo’ de incêndio estão os concelhos de Odemira (Beja), Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Marvão, Nisa, Gavião (Portalegre), Mação, Abrantes (Santarém), Vila Velha de Ródão, Covilhã, Penamacor e Vila de Rei (Castelo Branco).

Em risco ‘máximo’ de incêndio estão ainda os concelhos de Pampilhosa da Serra, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Pinhel, Manteigas, Trancoso (Guarda), Vila Nova de Paiva (Viseu) e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte, em especial no interior e durante a tarde e descida da temperatura, em especial da máxima.

Está também previsto vento moderado de noroeste, soprando, em especial a partir da tarde, moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, no litoral oeste e forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, nas terras altas.

No continente, as temperaturas máximas vão variar entre 18 graus (na Guarda) e os 28 (em Faro) e as mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e 16 (em Faro).


Conteúdo Recomendado