Distrito da Guarda e Castelo Branco com risco muito elevado de incêndio

Em risco muito elevado de incêndio estão quase quatro dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança.

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco). Em risco muito elevado de incêndio estão quase quatro dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança.

O IPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado.

Para os próximos dias está previsto um aumento considerável de concelhos em risco máximo e muito elevado de incêndio devido à subida da temperatura que, segundo o IPMA, deverão rondar os 35 graus Celsius em vários distritos do continente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e na região Norte durante a tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Está ainda prevista possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do litoral Centro, pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste e subida da temperatura máxima no sotavento algarvio.


Conteúdo Recomendado