Dia Mundial do Turismo: Guarda inaugura hoje novos percursos pedestres e apresenta novo filme promocional

O Município da Guarda assinala hoje o Dia Mundial do Turismo com a apresentação do novo filme promocional da Guarda e com a inauguração de quatro novos percursos pedestres no concelho.

Devido às restrições conhecidas da situação de contingência atual, o novo filme da Guarda terá lançamento online, no site da autarquia e nas redes sociais logo esta manhã, explicou a edilidade.

Ainda no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Turismo, serão inaugurados quatro novos percursos pedestres: a Rota do Jarmelo; a Rota do Azeite (João Antão); a Rota das Barrelas (Famalicão – Videmonte) e a Rota da Cabeça Alta (Videmonte), no entanto, também devido às restrições, “a inauguração será apenas simbólica, com o descerrar das placas no local de início das rotas, ficando para outra ocasião a realização do percurso por estes novos trilhos do território guardense” explicam.

Trata-se de uma Rede constituída por “pequenas rotas que permitem desfrutar do património histórico e cultural e da envolvente paisagística e arquitetónica, valorizando a sua diversidade, através da prática de atividade física” acrescenta a edilidade.

São quatro percursos certificados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, apresentando diferentes perspetivas do concelho e níveis de dificuldade, estando identificados no local com a sinalética oficial e utilizada em território português. Estes percursos podem ser realizados de forma autónoma, podendo ser percorridos em grupo ou individualmente.

Os novos percursos pedestres estarão disponíveis no sítio oficial do Município na internet para download com toda a informação sobre os trilhos como a dificuldade, a distância, a altimetria ou informação turística.

Recorde-se que o Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Data escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) por ter sido nesse dia em 1970 que entraram em vigor diretivas consideradas como muito marcantes para o turismo global. Em 2020, o tema escolhido pela OMT para estas comemorações é “Turismo paz e salvaguarda do conhecimento”.



Conteúdo Recomendado