Dia Aberto do Parque Natural da Serra da Estrela

A iniciativa encontra-se a decorrer hoje.

A concentração dos participantes teve lugar pelas 09h30, na Torre, onde visitaram o Centro de Interpretação da Torre.

Pelas 10h15 terá início o percurso pedestre interpretativo, fotográfico, botânico, faunístico e geomorfológico entre a Lagoa Comprida e a Lagoa dos Conchos.

O evento culmina com um almoço livre.

O Parque Natural da Serra da Estrela é um lugar de exceção. Estendendo-se por 101 mil hectares distribuídos por seis concelhos, foi o primeiro parque natural a ser criado em Portugal, sendo a maior área protegida portuguesa. Aqui encontra o ponto mais alto do território continental, a única pista de esqui do país, a nascente de dois importantes rios e uma inesperada paisagem “de tipo alpino”, onde abundam os vestígios de glaciação.

Mas a grandeza do Parque Natural da Serra da Estrela não se mede apenas em hectares. Verdadeiro pólo dinamizador da serra, o seu alcance estende-se à conservação do património local e à revitalização da sua terra e da sua gente. Em constante colaboração com as autarquias e as entidades oficiais, o Parque intervém no relançamento das actividades típicas da região, com a promoção do pastoreio e da produção de queijo artesanal ou através de acções de apoio aos apicultores e à salvaguarda do cão Serra da Estrela.

A iniciativa surge pela mão do Parque Natural da Serra da Estrela em colaboração com a SENTIR+ Turismo Integrado, CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Município de Seia e Associação Geopark Estrela.


Conteúdo Recomendado