Dezasseis concelhos sob risco máximo de incêndio

Dezasseis concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Faro e Santarém apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio.Em risco de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso, Sernancelhe, […]

Dezasseis concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Faro e Santarém apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio.Em risco de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso, Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tarouca (Viseu) e Pampilhosa da Serra (Coimbra). O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 89 incêndios, que foram combatidos por 1.445 operacionais, com o auxílio de 372 veículos.
O IPMA prevê para hoje, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, passando a regime de aguaceiros e estendendo-se gradualmente às restantes regiões, onde serão em geral fracos e pouco frequentes, até ao final da tarde.
O vento vai soprar em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste a partir do início da tarde e sendo por vezes forte a sul do Cabo Carvoeiro, no final do dia, e nas terras altas e pequena descida de temperatura. No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, vento fraco a moderado de noroeste, rodando temporariamente para sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde e pequena descida da temperatura mínima. Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores períodos de céu muito nublado e vento moderado. Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus, no Porto 22, em Faro e Beja 30, Évora 31, Castelo Branco e Portalegre 28, Ponta Delgada, Funchal e Santa Cruz das Flores 25 e Angra do Heroísmo 26.


Conteúdo Recomendado