Dez empresas da região recebem 5 milhões de euros do Centro 2020

Segundo a CCDRC, as candidaturas aprovadas da CIMBSE representam 4,15 por cento do total.

O programa Centro 2020 aprovou 200 novos projetos para empresas da região, num investimento de 225 milhões de euros, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Desses projetos, dez são oriundos da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e vão receber incentivos da ordem dos 5,2 milhões de euros para mais de 7,8 milhões de euros de investimento. Segundo a CCDRC, as candidaturas aprovadas da CIMBSE representam 4,15 por cento do total. As empresas das regiões de Leiria (54 projetos) e Aveiro (44) são as que mais apoios vão receber, capitalizando 28,3 e 19,8 por cento, respetivamente, dos incentivos. Já na Beira Baixa foram aprovados dois projetos, que vão receber 180.736 euros para um investimento de 990.889 euros. Em comunicado, a CCDRC adianta que das iniciativas a comparticipar 167 são de Inovação Produtiva (108 milhões de euros), 16 de Empreendedorismo Qualificado e Criativo (10 milhões de euros) e 17 de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (8 milhões de euros). As candidaturas são apoiadas com 126 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, “a região só cresce e cria emprego se houver investimento. Neste contexto, o investimento empresarial, sobretudo aquele com perfil inovador e diferenciador e que permite às empresas concorrerem no mercado global, é absolutamente determinante. É precisamente para apoiar este investimento que temos os fundos comunitários. Podemos dizer que as empresas da Região Centro estão a cumprir o seu papel e estão a aproveitar esta oportunidade dos apoios comunitários”.

Conteúdo Recomendado