Estrela Grande Trail decorre este fim de semana em Manteigas

Estrela Grande Trail volta pelo segundo ano consecutivo a Manteigas, com mais 700 inscritos que em 2015.

O “Estrela Grande Trail” volta ao Parque Natural da Serra da Estrela este fim de semana, dias 21 e 22 de maio. São 90km, que chegam aos 11 mil metros de desnível acumulado, e que levam em média 15 horas a percorrer, onde serão apurados atletas para o campeonato do mundo de Trail Running, no próximo mês de outubro, em Portugal.

Este é um dos eventos desportivos de trail running mais competitivos do campeonato nacional de Trail Ultra Endurance e da Taça de Portugal de SkyRunning®. A prova é acolhida por Manteigas, município patrocinador do evento. Na raiz do conceito e principal promotor do evento encontra-se Armando Teixeira, um dos melhores ultra trail runners nacionais.

“O Estrela Grande Trail baseia-se em ética e valores fundamentais partilhados por todos os corredores, parceiros, voluntários e organizadores. É um enorme privilégio poder correr livremente pelos trilhos da Serra da Estrela. O respeito e solidariedade entre todos está na essência deste evento e fomentamo-lo das mais variadas formas” explica Armando Teixeira, promotor da prova. “O nosso posicionamento e comunicação apela sempre à ecoresponsabilidade, desde as regras ambientais, respeito pela fauna e flora, até à forma como a rota é marcada”, acrescenta.

O evento é constituído por três provas competitivas e uma caminhada:

– A prova rainha Ultra “Estrela Grande Trail®”, com 90 km e 11000 metros de desnível acumulado;
– A “Estrela SkyMarathon®”, com 46 km e 4400 metros de desnível acumulado;
– A “Estrela®”, com 26 km com 3000 metros de desnível acumulado;
– A Caminhada: com 12 km percorridos pelos trilhos da Green Tracks.

Os locais mais emblemáticos para assistir à prova são a partida e chegada em Manteigas, a passagem em Fragão do Corvo, Vale do Rossim, Vale da Amoreira, Torre, e Vale Glaciar do Zêzere.

“As provas competitivas da Estrela Grande Trail são eventos exigentes, que ocorrem em semi autonomia em plena montanha. É necessário estar em boa forma física e ter experiência neste tipo de eventos. Os participantes têm que estar preparados para gerir as condições da corrida, por vezes difíceis, e a sua condição física e mental – decorrentes da enorme fadiga”, alerta Armando Teixeira.

A organização do evento está a cargo da “Armando Teixeira Outdoor Events” e da “Trilhos e Lagoas”, que envolveram mais de 200 pessoas na produção.

Pode acompanhar o evento aqui.


Conteúdo Recomendado