Clube Escape Livre promove Raid do Bucho e Outros Sabores

O tradicional Raid do Bucho e Outros Sabores regressa, de 11 a 13 de março, na sua 7.ª edição com um passeio significativamente diferente que irá percorrer os concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo antes de, no Domingo, terminar na Freineda com a Festa e almoço do Bucho e a invocação das guerras peninsulares.

Segundo a organização, “o programa promete seguir literalmente a tradição no seu melhor: boa gastronomia com os sabores raianos e onde o bucho tem lugar de destaque, confraternização e boa disposição entre os participantes, regresso ao passado com visitas ao património e uma recriação histórica no domingo. Por outro lado, a inovação passa por novos percursos e novos locais de visita, tendo como centro de operações o hotel Vanguarda, na cidade mais alta.”

Na sexta-feira está contemplada a visita ao Museu de Tecelagem dos Meios e uma sessão informativa sobre pneus, da responsabilidade da Bridgestone. No sábado, os participantes visitam Cidadelhe, no concelho de Pinhel, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, terminando o dia na Guarda, após a subida à Serra da Marofa e visita ao centro histórico de Pinhel. No domingo, a aventura todo terreno preenche toda a manhã até à chegada à aldeia de Freineda, onde decorre a cerimónia evocativa das guerras peninsulares com homenagem ao duque de Wellington e ordem unida, seguindo para o Largo de Santa Eufêmia, para a grande Festa e Almoço do Bucho, com muita gastronomia tradicional, tasquinhas de produtos regionais e artesanato, e convívio entre centenas de pessoas.

A sétima edição reúne 46 equipas e 130 participantes oriundos de todo o país, com novo recorde de inscrições.

Para além deste passeio que termina com a festa e o almoço do Bucho na aldeia de Freineda, é possível a todos os interessados fazer a inscrição apenas no almoço do Bucho, no domingo, dia 13 de março, às 13 hores, na Freineda, almoço este que tem reunido, nos últimos anos, cerca de 500 pessoas. O bucho é o protagonista à mesa, mas não faltam outros enchidos, queijos, legumes da época, sobremesas tradicionais e outras iguarias.

As inscrições par o almoço podem ser feitas através dos contactos 271513616, 961779693 e email jffreineda@gmail.com.


Conteúdo Recomendado