Desfile e Julgamento do Galo hoje na Guarda

O cortejo carnavalesco tem início hoje, pelas 16 horas, em direção à Praça Luís de Camões (Praça Velha).

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, o desfile tem início na Alameda de Santo André, às 16 horas, e termina na Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, onde decorrerá o “Julgamento do Galo”, um espetáculo que “tem vindo a marcar a diferença nos programas de Carnaval de todo o país recorrendo à sátira e ao humor num tom popular e inteligente”.

Trata-se de uma iniciativa de “grande envolvimento”, baseada em tradições populares e que tem na “morte” do galo o seu auge.
A conceção e construção da estrutura do galo está a cargo de Pedro Figueiredo, Fernando Merino e Victor Freitas, e a encenação e dramaturgia do “Julgamento” pertence a Nuno Pino Custódio, diretor artístico da ESTE – Estação Teatral.

Os promotores adiantam que no julgamento “o vilão voltará a ser o ‘Galo do Entrudo’, que mais um ano volta a sentar-se no banco dos réus acusado de todo o mal que assolou o mundo no ano que passou”.

“Será, pois, julgado pelos seus pecados e atos inconsequentes e espera-se que seja condenado e morto pelo fogo em praça pública e assim cumprida a tradição do Entrudo na Guarda”, acrescentam.

Segundo a autarquia, entre músicos e foliões, serão perto de 1.100 os figurantes que participam na iniciativa.

“À semelhança do ano anterior, o desfile contará com a coordenação musical de Tiago Pereira, terá a participação ativa de 29 freguesias do concelho, bem como a participação de 12 grupos de bombos e [de] fanfarras, envolvendo 230 músicos e percussionistas que animarão o desfile ao longo do percurso”, adianta.

O município promove naquele dia o concurso para o Melhor Carro Alegórico, que premiará o melhor carro com 1.000 euros, o segundo com 500 e o terceiro com 250 euros.


Conteúdo Recomendado