Descarrilamento de comboio na Linha da Beira Alta provocou atrasos

O descarrilamento de uma composição regional na quinta-feira à noite, na Linha da Beira Alta, perto de Abrunhosa-a-Velha, Mangualde, provocou atrasos e a supressão de um comboio. A circulação na Linha da Beira Alta foi retomada cerca das 10 horas de hoje mas, antes disso, a interrupção daquele troço provocou alguns transtornos. «O serviço internacional Lusitânia/Sud Expresso […]

O descarrilamento de uma composição regional na quinta-feira à noite, na Linha da Beira Alta, perto de Abrunhosa-a-Velha, Mangualde, provocou atrasos e a supressão de um comboio.
A circulação na Linha da Beira Alta foi retomada cerca das 10 horas de hoje mas, antes disso, a interrupção daquele troço provocou alguns transtornos. «O serviço internacional Lusitânia/Sud Expresso requereu transbordo entre Vilar Formoso e Mangualde, tendo tido um atraso à partida de Mangualde de 27 minutos», explicou Ana Rita Forjó, do gabinete de imprensa da CP. Houve também «um Intercidades Guarda – Santa Apolónia que requereu transbordo de passageiros e teve uma penalização de cerca de 40 minutos» e um comboio regional entre Guarda – Coimbra suprimido, acrescentou. O comboio que descarrilou, cerca das 20h30 de quinta-feira, era um regional que viajava no sentido Coimbra – Guarda. Ana Rita Forjó confirmou que seguiam no comboio dez passageiros, o maquinista e o revisor. Segundo a Refer, o descarrilamento, que provocou dois feridos ligeiros e poucos danos materiais, terá sido causado pela queda de pedras na via que provocaram a saída da linha de dois rodados de uma das composições. O trabalho de carrilamento e limpeza da via prolongou-se durante a noite e início da manhã. «É um trabalho complicado porque caíram na via pedras de grande porte. Aquela é uma via de sentido único e houve a necessidade de partir as pedras e proceder aos trabalhos necessários, houve um trabalho acessório de quebrar blocos de grande dimensão sem ter possibilidade de usar explosivos», explicou Susana Abrantes, da Refer.

Conteúdo Recomendado